sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Comprar ações para receber Dividendos é coisa de Sardinha?


Olá pessoal, tudo bom?

Estava assistindo uma sequência de LIVES no YOUTUBE, no canal 500 Pratas, e o Leandro disse que “comprar ações para receber dividendos é coisa de sardinha”.


Não sou ninguém comparado ao Leandro, mas posso usar minha própria vida para exemplificar que, MESMO ELE ESTANDO CERTO, isso não se aplica a maioria das pessoas.

Sou autônomo, com mais de 30 anos, sem profissão definida.

 Faço minhas vendas, recebo, salvo meu dinheiro, pago as contas, TENTO dar um destino lucrativo para meu dinheiro (sem muito sucesso, até a recente mudança de pensamento).
O tempo está contra mim. Cada dia mais pessoas brigam pelo mesmo espaço na carteira do cliente. Se você não trabalha com algo que dê para acrescentar diferencial ou escala, precisará conquistar no preço. E sabemos que isso é segurar a espada pela lâmina.


Pois bem, o Leandro Cabral tem formação acadêmica e já foi instrutor de voo. Tem alguns negócios paralelos. Tem um canal de sucesso. Tem renda vinda de diversas fontes.
Eu, e milhões de pessoas pelo Brasil, temos a renda do trabalho principal, alguma de algum bico (garçom, Uber, entregador) e alguma pequena renda passiva: aluguel de uma pequena casa muitas vezes herança de família, aquele dividendozinho da ITUB3/4 e/ou alguns poucos reais vindos de FII’s.
Pingar é melhor que secar.

Começar uma faculdade depois dos 30 anos vai tempo e dinheiro; Dinheiro este que pode fazer falta no futuro.
Não me entendam mal. CONHECIMENTO é o único bem que não podem tomar de você. Mas isso leva tempo. Seu cérebro já não é mais o mesmo. Talvez um curso técnico seja uma boa alternativa.

O Ponto principal é: como não tenho nenhuma certeza sobre minha renda, a “garantia” de um pequeno dividendo/aluguel caindo na minha conta me dá uma tranquilidade. Se estiver tudo bem, reinvisto. Se algo deu errado, esse dinheiro pode me salvar. Houve uma vez que os JUROS que recebi no mês que mantiveram as contas em dia.

Então, se você tiver alguma previsibilidade de faturamento, invista sem dar a mínima para dividendos (apesar que eu, mesmo nessa situação, não faria APENAS isso) mas se é como a MAIORIA, ter uma boia para se apoiar caso o barco tenha problemas, é sempre bom.
Invista, diversifique entre dividendos/aluguel e crescimento. A diversificação pode te salvar.
Lembre-se: o que te mantém são seus rendimentos, e não apenas o patrimônio.
Uma fazenda de 1KK que não produz nada é pior que um sítio de 300K que gera receita de 20K ano. Mesmo que o patrimônio seja 3.3x maior.
Áreas gigantes, mas de difícil cultivo.

Gostaria muito de continuar este assunto nos comentários, então se quiser deixar sua opinião, será muito bem-vinda.

10 comentários:

  1. Fala AP!

    Melhor ser sardinha do que não fazer nada, eu tenho meu emprego formal que vem 90% da minha renda, porém de uns tempo para cá comecei procurar outras fontes de renda(fiis, ações, projetos paralelos, etcs)

    Vou tentando ver o que está ao meu alcance. Sou investidor pequeno, meus objetivos e metas é diferente de um 'tubarão grande'(não que eu não me torne algum dia, pois ai, minhas metas e objetivos serão outros)

    De inicio preciso ter uma renda passível legal, o Brasil para muitos não é um pais bonitinho, aonde se arruma emprego fácil, é fácil de se empreender, etcs. Posso estar no emprego agora, mas amanha pode ser rua. Muitos desses caras ai vivem numa 'bolha' aonde que muitas idéias para realidade deles não servem para grande massa brasileira.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Steynd B, Bom Dia, tudo bom?

      Realmente, para a maioria, que tem menos certeza que alguns (porque certeza absoluta, ninguém tem) alguma renda passiva pode salvar nos momentos mais difíceis, e isso pode salvar relacionamentos.

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  2. Eu não vejo problema em adotar a tática de investir em empresas ou FII's que são bons pagadores de dividendos.

    Uma pessoa qualquer que investe R$ 50.000,00 e consegue um DY de 5% a.a (o que não é difícil) conseguiria algo em média na faixa de R$ 210 por mês. Será que uma rentabilidade dessas aliadas a possibilidade de valorização do ativo é uma alternativa ruim?

    Claro, existem outras estratégias que muitos podem considerar mais coerentes para investir, porém aposto que essa é muito melhor do muito do charlatanismo que funciona como uma peste nas redes e que é vendido como a "fórmula mágica para enriquecer".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. Jovem, Bom Dia, tudo bom?

      Realmente, R$50K não deixa ninguém rico, mas R$210/mês pode ser de grande ajuda. No meu caso, é suficiente para pagar a luz ou internet+água.

      Se está tudo bem, reinvista e aumente os recebimentos mensais.

      Se algo aconteceu, parte de suas contas estarão pagas. E ver contas pagas num momento de turbulência evita muito stress.

      Sobre os "Mágicos da Renda" na internet, só tenho a dizer que eles atrasam a educação financeira das pessoas.

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  3. Receber dividendos e aluguéis dee fios é tudo de bom.
    Essa baboseira do abster e seus seguidores de q isso não importa porque tem o desconto no valor da ação ou fui é contrário à própria filosofia deles de acúmulo de patrimônio.
    Veja bem, se tenho 1000 ações ao preço de dez reais, tenho dez mil reais. Se recebo um real de dividendo, terei os mesmos dez mil reais, só q 9000 em ações e 1000 na mão. No entanto, sendo a empresa boa, segundo os cachorros loucos, a ação subirá novamente, visto q, no longomprsxo, a ação acompanha o lucro da empresa.
    Enfim, amo receber dividendos e proventos e ver meu patrimônio crescer.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe os erros, digitei no celular e ele fica mudando as palavras. Só vi depois.

      Excluir
    2. Olá Adpenac, Bom Dia, Tudo Bom?

      Você está completamente certo. Mesmo que os dividendos sejam tirados do valor da ação, além de o mercado corrigir isso rápido caso a empresa seja boa, Eu prefiro muito mais usar estes 1K hipotéticos para pagar minhas contas do que vender 100 ações. Afinal, as ações que eu vendi não gerarão mais dividendos, enquanto que, com desconto ou não, no próximo pagamento lá estarão minhas 1000 ações, prontas para me devolver mais uma parte do dinheiro, e me dar o direito de escolha de onde quero investir agora.

      Excluir
    3. Não se preocupe com as palavras trocadas. Dá para entender tranquilamente.

      Excluir
  4. Gosto dos FIIs pelos proventos mensais. Está certo ao dizer que os dividendos podem auxiliar em caso de necessidade financeira. Tenho um familiar que possui uma fazenda avaliada em milhões de reais, mas sem nenhuma renda. É um "rico, pobre", com um patrimônio altíssimo, mas que depende dos outros para comprar pão e água. E não quer vender a fazenda por nada nessa vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia L&P, tudo bom?

      Esse familiar se apegou ao Status de "Fazendeiro". Muita gente vai a ruína por não abrir mão do Status.

      O melhor para ele seria vender uma PARTE da fazenda, ficando apenas com um sítio, aplicar parte do dinheiro, para render pelo menos para o necessário, e o restante, usar para monetizar a fazenda.

      Excluir