sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

No fim, o Egoísmo prevalece

 

Em novembro, o amigo MESTRE DOS CENTAVOS, que foi, indiretamente, a pessoa que me incentivou a criar meu blog para falar do dia a dia desse mundo cinza em que alguns de nós opera.

Valeu Mestre!

Quando você faz um empréstimo sem garantias, você se torna um sócio da pessoa... Nas merdas da vida.


Quando o dinheiro está entrando, ela paga sua parte, vai para a praia, pro rancho, troca de carro, compra roupas... Sem se preocupar em quitar com você ou pagar a mais do que o planejado, já que o Futuro é incerto.

Quando o dinheiro começa a faltar, a pessoa te chama, chora contando estórias tristes, que o dinheiro não está entrando, que está tudo muito difícil, que não consegue te pagar os juros...

E como é melhor recuperar o principal ao invés de ficar sem nada, você concorda.

Essa é uma dessas histórias.

Uma cliente, que comprava relativamente bastante, decidiu fazer um investimento na loja. Iria incluir roupas. Pegou emprestado comigo, nos já conhecidos 10%am.

As roupas não deram certo, a “sócia” levou metade das roupas, mas não ajudou ela a pagar. No começo, ela estava pagando os juros bonitinhos.

Fez um pedido bom de produtos, que foram divididos por semana.

Em cerca de dois meses, veio falando que as vendas estavam poucas, e que não conseguiria pagar os juros. Tá bom, sem juros.

Então, haviam duas contas:

è Uma de produtos;

è Uma de Empréstimos.

 

E na hora de receber, ficava naquela de “vou te dar tanto disso, e tanto daquilo”, ou então “essa semana não vou poder passar de tal”.

Cara, como nenhuma estava rendendo juros, qual a lógica de deixar elas distintas? Falei que iria unificar porque não tinha sentido aquilo.

Isso fez ela pagar ainda mais devagar.

E como o estoque anterior acabou, ela comprou menos, mas comprou. Aí focou em pagar a conta nova, e a velha, ficou para quitar quando o pai dela recebesse um dinheiro referente aos atrasados da aposentadoria.

Só que esses atrasados são uma novela, já que em um valor de, suponhamos, R$60K, eles queriam dar R$20K. O acordo não foi feito. E vem se arrastando desde então.

E assim foi, sempre comprando e pagando picado, e a antiga, ficando para trás. Mas quando a coisa aperta, só diz que “Ain, essa semana tem aluguel (ou qualquer car**** que seja) e não consegui juntar seu dinheiro”.

E quando estava tudo bem, ninguém pagava a mais, para diminuir a conta. OU seja, fazem NOVEMBRO AZUL com você, o ano todo.

O dinheiro que me deve, em poder de compra, já devo ter perdido uns 30%.

Em Juros então, nem se fala. Prefiro nem pensar.

Aí você pode dizer:

è “Poxa Jovem, ela está tentando, é que está difícil para todo mundo. ”

 

Não meu jovem mancebo. E eu posso provar.

O produto que eu vendo, tem uma parte que é valor agregado. Então eu compro a
commodity, agrego algum valor, e revendo.

As coisas deram uma melhorada, e ao invés dela me pagar um pouco, afinal já são anos sem receber os juros e ver o poder  de compra do dinheiro sumir, ela foi lá e comprou uma versão vagabunda do meu maquinário, e uma parte do que comprava de mim, está produzindo por conta.

Com menos qualidade, mas está produzindo.

Ou seja, não importa que me deva a 5 anos e não esteja pagando juros, ou que o valor que ela gastou já pagaria 15% do valor que me deve.

Ela pensou somente em si,  e eu que me f*** até ela conseguir “fazer sobrar dinheiro”.


Mestre dos Centavos feliz por não ser o único a tomar na tarraqueta.




Então, meus queridos compatriotas da Independência Financeira, não é só no mundo corporativo que as pessoas são sacanas. Há sacanagem aonde há humanidade.

Não é só o coleguinha do cubículo do lado que acha que é proctologista. No fim, quando é no seu ou no delas, adivinhe onde ela vai escolher?

Seu trabalho é se prevenir para que isso não ocorra. Seja numa empresa, seja como autônomo, seja como emprestador.

Olho vivo, e sem dó de ninguém.

Até a próxima.

10 comentários:

  1. Sei lá, sou só um leigo curioso, mas algo me diz que os juros são altos justamente por causa do risco de em algum momento alguém dar calote. No caso, seus lucros em outras operações cobririam esse rombo.
    Deve ser estressante e frustrante, mas são ossos do ofício.
    Boa sorte nesse caso e que os outros clientes possam encher muito seus bolsos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SrD, tudo bom?

      Aprofundemos um pouco o assunto:

      -> O Sistema Bancário é utópico, ou seja, quanto menos você precisa, mais eles lhe oferecem crédito.
      E se for uma pessoa que precisa, já era. Você não tem.


      -> A pessoa que pega conosco, é justamente alguém para quem os bancos viraram as costas, então elas vão atrás de quem tem a coragem para correr o risco.

      -> Ela precisa do crédito, mas os bancos negam. Aí a gente entra.

      Se for para cobrar um juros baixos, invisto em Ações, FIIs,enfim, algo com um risco menor.

      Sim, são ossos do ofício, mas não muda o fato de ser uma tremenda feladaputagem.

      Excluir
  2. Eu sou de pensamento parecido com o do Sr Disciplina, acho que o pessoal questiona muito o valor dos juros no Brasil, mas é muito fácil dar um calote, tem poucas leis que garantem o direito de receber e bastante proteção legal, fora a morosidade da justiça.

    É uma pena que isso tenha acontecido com você, mas é como você disse, é parte do risco, não tem investimento com 10% a.m de retorno e risco baixo.

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PI, tudo bom?

      Olha, sinceramente? Já tinha decidido isso, mas não custa reforçar.

      Empréstimo apenas com garantias em sua posse.

      Se for colocar na ponta da caneta, o Lucro dos bons pagadores não compensa os calotes.

      Excluir
  3. se for gostosa come e ainda passa a almocar na casa dela pra abater os juros
    se tiver filha ou irma gostosa, tb ta valendo kkkkkkk

    abs!

    ResponderExcluir
  4. Faltam palavras para o lucro incrível que você me ajudou a ganhar em apenas uma semana com a estratégia de opções binárias. Lamento ter duvidado no começo, eu investi $ 200 e ganhei $ 2.500 em apenas uma semana, e continuei investindo mais, hoje estou financeiramente sucesso, você pode contatá-lo através do email: carlose78910@gmail.com
    Via Whatsapp: (+12166263236)
    Aconselho que não hesite. Ele e ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, mas não sou inteligente o suficiente para Opções.

      Excluir