sexta-feira, 23 de agosto de 2019

A importância do Investimento


Olá, tudo bom?

Fraca seria elogio para essa minha semana.

O trabalho que fiz a semana toda, gastaria um pedaço da tarde para fazer. E o mês como um todo está bem fraco.

Então, é hora de as contas atrasarem e o desespero tomar conta. Certo?
Errado.
Eles são implacáveis!🙀


Em educação Financeira, as mesmas teclas são batidas repetidas vezes não por que o assunto é raso e não se tem muito o que falar. Se bate nas mesmas teclas por que são pontos MUITO IMPORTANTES que se não forem feitos na ordem certa, pode colocar todo seu futuro em risco.


Mesmo com algumas péssimas escolhas que fiz durante minha busca dela liberdade financeira (algumas postadas nesse blog, vale a leitura), tive momentos de acertos também; mesmo que alguns recentemente.
Falarei sobre algumas delas, e por que você deveria, se ainda não tem, ter.

        I.            Reserva de Liquidez: Talvez a conheça como “Colchão de Segurança”, “Reserva de Emergência”, “colchão Financeiro”, “Reserva de oportunidades”...

Eu prefiro chamar de “Cama Elástica”. O porquê disso? Simples: Uma cama elástica vai tanto te salvar da queda nos momentos ruins, quanto nos bons pode te jogar mais alto e mais rápido que subir as escadas.


Se você não tem, vá juntando aos poucos, até chegar a pelo menos o valor de 3x suas contas INDISPENSÁVEIS. Aqui pode incluir água, luz, impostos, internet, Netflix ou Streaming de sua preferência, se preferir games e não quiser pagar R$200.00 num jogo, pode pagar a GAMEPASS(XBOX), academia...
Por que inclui contas de lazer? Simples. Se não tem grana para ir para bares, vai precisar ficar em casa. E isso não precisa ser um martírio. Torne sua casa divertida.

      II.            Diminuir custo de vida: Não é porque eu deixei a academia e a NETFLIX/GAMEPASS na conta que você deve gastar como se não houvesse amanhã. Você pode gastar menos gasolina, comer menos porcarias na rua, segurar o impulso para comprar aquilo que acabou de ver e “precisa ou morrerá”.

Eu mesmo, quando preciso de algo, espero ao menos 3 dias (bom é uma semana) antes de efetuar a compra. Se em 1 SEMANA ainda acho o item importante, aí sim compro.

Não tomo mais sorvete na rua só por que está quente (levo minha garrafa d’água) nem como um salgado quando passo perto de uma pastelaria por que o “cheiro está ótimo”.

Fazendo uma analogia com a cama elástica: se você pula do 3° andar de um prédio em chamas (urgência/emergência) sobre sua cama elástica, se você pesa 85kg ao invés de 120kg, o impacto no seu corpo será menor, e as chances da cama elástica rasgar diminuem drasticamente.

   III.            Investimentos que geram rendimentos frequentes/mensais: Não estou dizendo para ninguém agiotar, que isso é para poucas pessoas (as vezes penso que não é nem para mim) mas depois de sua cama elástica pronta, você pode ir colocando o restante em outros investimentos, como FII’s e empresas com bom histórico de dividendos. Pode também aproveitar sua área de atuação e comprar coisas para revender. Poucas coisas te enriquecem tanto quanto VENDAS.


Eu dividi o dinheiro entre TRABALHO e JUROS, e decidi viver com meu trabalho, e o dinheiro dos juros, ser usado apenas para aumentar o montante. O dinheiro da cama elástica eu conto como parte do de JUROS, já que quando eu uso ele, é o TRABALHO que tem que repor.

Para vocês terem uma ideia do quanto essas 3 coisas combinadas são poderosas, SE eu não tivesse uma cama elástica, os juros que recebi este mês manteriam as contas em dia. Não é o ideal, mas me permitem dormir bem a noite.

Desculpem o texto mais longo, o conteúdo vale a pena.

Se chegou até aqui, comente: #EU.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Sr. Disciplina, tudo bom?

      Parabéns, você foi "Disciplinado". (risos)

      Tá, o trocadilho foi horrível.

      Excluir
  2. Ensina a fazer emprestimo via cartao vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Unknown!

      No post mais recente te dei uma breve explicação.

      Valeu!

      Excluir