quinta-feira, 21 de março de 2019

ERROS e mais Erros.

Olá amigos, tudo bem?

Hoje faço um post que servirá de exemplo para os novos emprestadores que apareceram na Blogosfera que tem acompanhado meu trabalho.

A alguns posts atrás, eu disse várias coisas que não são garantias, entre elas, recibo de carro. Pois bem, em menos de 1 mês, 2 coisas aconteceram que levará o dinheiro empregado nessas “garantias” para o ralo.
Este começo de ano está bem chuvoso, principalmente Fevereiro, e na minha cidade, devido a uma GRANDE chuva, algumas avenidas foram alagadas, carros arrastados, danos estruturais...Enfim, um caos completo.
Alguns com perda total, pois além de encherem de água, o motor ir para o espaço, eles boiam, batem, capotam...

E um destes, era um Gol 2000, FIPE de cerca de 5K, que o recibo servia de garantia para um empréstimo de 2K que fiz a ele. Como o Cara se demonstrou MUITO MAL PAGADOR, não sei se incluía ele nas contas do fechamento mensal. Vou me atentar a isso.

Prejuizo 1: 2K.

Ontem a noite, um cliente, que andou certo durante um tempo, depois as coisas começaram a desandar, me ligou desesperado, dizendo que precisava falar comigo. Estávamos combinados de ele começar a me pagar por quinzena,  agora no pagamento (20/03).

Ele chegou e foi direto ao ponto. Um caso, que teve cerca de 2 anos atrás, e na época do nascimento da criança, como estavam brigados, disse que só queria que ele sumisse da vida dela e da criança. Ele assim o fez.
Recentemente, nasceu o filho(este planejado) mais recente dele, e ela apareceu, dizendo feliz, e até propôs levar um irmão para conhecer o outro.
Mas ela já estava mal intencionada, e entrou com o pedido de pensão atrasada. 3K. Sem negociação. Ou paga ou cana. Sem acordo.
Como ele não mora no antigo endereço, não o encontraram no início. Sendo assim, só foram contatá-lo faltando 1 semana para o prazo final.
Para mim, foi quase que uma ameaça com luva de pelica:

“-Olha agiota, Se eu não arrumar estes 3k até sexta, posso ser preso. Periodo mínimo: 60 dias.
-Daí minha vida rui. Não terei como trabalhar, perderei todos os clientes, e não poderei pagar você. Veja se pode me ajudar.”

Possível prejuízo 2: 15K.

Pensei muito sobre o caso, e decidi assumir o prejuízo, caso ele caia, do que aumentar mais 3K, e na próxima “Crise” surja outro motivo para atrasar os pagamentos e talvez até pedir mais.
Estes 15K tenho certeza que entram na contabilidade do Blog.

Volto a frisar meus amigos: NÃO EMPRESTEM, PENHOREM.
A não ser que tenham coragem de ir armado, ameaçar, e correr o risco de ficar em um quadrado minúsculo lotado de pessoas do mesmo sexo, sejam prevenidos. Garantam o SEU LADO PRIMEIRO.

É seu dinheiro suado em jogo. Esqueça que é “seu amigo”. Esqueça que é “gente boa”. Pense em você primeiro.

Caso forem pegar o próprio carro/moto e recibo de garantia, para este ficar no seu poder até a dívida ser quitada, gaste um pouco por fora, mas antes de passar o dinheiro, descubra se o carro está financiado. Não adianta nada ter um carro de garantia na garagem que na verdade é do banco, e que a dívida que falta para quitar é maior do que a dívida com você e a tabela FIPE somadas.

Aquele NADA CONSTA de quando se puxa o RENAVAM não funciona. Este carro mesmo, eu fiz isso. Lá nos papéis, “nada consta” mas na real ainda faltam 40 parcelas.
Fico triste por não ser um exemplo de sucesso para vocês, mas sendo sincero, a chance de aprender nos comentários a maior.
E não cometer o mesmo erro no futuro.

Obrigado, e até o fechamento do mês.

18 comentários:

  1. Caro Agiota;

    Esse cara caso 2 mentiu para você. Pagamento de pensão não retroage. Se a sentença saiu hoje, ele pagará a partir de hoje. Ameace ou pagou alguém para fazer o serviço. Agiotagem é isso, tem que ser sangue frio e coragem de enfrentar esses safados caloteiros,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é bem assim não. O pagamento retroage sim. O juiz determina o pagamento a partir da data do pedido (petição inicial). Não da sentença.

      Excluir
    2. A lei nessa área de pensão muda muito. Conversei com uma mulher que recentemente levou o ex na lei, e segundo ela, agora fica preso 4 meses, e tem que pagar, ou a pessoa corre o risco de voltar para a jaula.

      O meu receio de tomar uma atitude raiz, é não receber, e ainda acabar preso. Pq usura dá cesta básica ou serviço comunitário, agora ameaça e agressão dá cadeia tradicional.

      Excluir
    3. Bom Dia Mateus, Tudo bom? Respondi você acima ou abaixo, não sei onde vai aparecer. (risos)

      Excluir
  2. Então agiota é oque já cansei de falar para você aqui no blog. Os agiotas que conheço que se dão bem nesse ramo, todos eles são perigosos e mesmo assim, isso não garante nada, a única coisa que garante é penhora ! Existe o risco do cara querer o bem dele de volta? existe, mas as chances de você perder são bem pequenas.

    O Negócio é ir de formiguinha em formiguinha, nada de negócios grandes acima de 10k. Eu mesmo , trabalho até no máximo 5k.

    Outra coisa também,cara se for pra emprestar, empreste para pessoas que tenham algum tipo de estabilidade, como funcionários publicos ou Aposentados, esses voce tem mais chances de receber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Peão, Bom Dia!

      Justamente cara, aprendi a lição. Lembra de uns 2 ou 3 posts atrás quando disse isso? o Pensamento (minset se preferir) já mudou. Agora é ir migrando, devagarinho, para o novo modelo.

      Que tal trocar o nome do Blog para "Penhorador Amador". kkkk

      Mas sério agora, o lado menos ruim, é que serve para solidificar o novo pensamento.

      Sou muito grato aos amigos aqui da comunidade que sempre estão dispostos a ajudar.

      Eu mesmo, ainda não topei com nenhum Hater.

      Obrigado pelas dicas e por torcerem por mim pessoal.

      Excluir
  3. Eai agiota amador, sou recente no teu blog e tenho algumas dúvidas
    - Como seria feito essa penhora? Por exemplo pego o item que tem o mesmo valor e fico pra mim? Só isso?
    - Quanto de juros devo cobrar em cima do "emprestimo?"
    - Como evitar cair em cela? Tenho muito receio de emprestar para alguem que seja p0/i$ia ou parente de algum, tem dica sobre?
    Obrigado e excelente blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia SRMoney, tudo bom?

      vejamos minha OPINIÃO sobre suas dúvidas:

      O Bem tem de ter pelo menos o DOBRO do valor emprestado, para a pessoa se sentir inclinado a te pagar. Se ficar elas por elas, não seria penhora, e sim venda.
      Bom, se vocês combinaram um período, e a pessoa não pagou no prazo combinado, Você avisa que a dívida está paga. Claro, a pessoa virá com história triste ou tentará uma renegociação. Daí cabe a você analisar.

      Os juros variam de 5% a 20%. Eu trabalho com 10%. Quanto melhor a garantia,(preço próximo do teto e facilidade de venda) menor os juros.

      Usura não dá cadeia, dá cesta básica e serviço comunitário.(Claro, isso é Brasil, e juízes tem poder de Deus.Pegou um que não foi com sua cara, ele pode te dar a pena que acha cabível, mas NORMALMENTE são as penas já citadas) Agora ameaça e agressão são coisas mais sérias. Cai na jaula sem dó.

      Sobre ser denunciado, vai da pessoa. Não da profissão. Um dos que me devem, e pagam regularmente(no máximo atrasam um mês, e já pagam no outro) é um Policial Militar.

      Oque acham da ideia de eu pegar algumas dúvidas e criar postagens novas?

      Deixem suas opiniões.

      Excluir
  4. Agiota Amador, muito obrigado por sanar minhas dúvidas, vamos ver se da certo isso, e muito boa a idéia de um post para tirar dúvidas, vai ajudar bastante gente, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos aqui para compartilhar e trocar experiências amigo.

      Bem vindo a Blogosfera.

      Excluir
  5. Eu sei que aqui não e site para divulgar contatos de agiota, mais tô precisando muito de um empréstimo, independente de juros, rsrs não passando de 25% (não peguem pesado kkkk), quem tiver interesse me chame no ZAP 11974081517

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, Bom Dia, tudo bom?

      Amigo, é muito perigoso expor o contato assim.

      Excluir
    2. Oi bom dia, pq?, Se tiver como me ajudar me chama lá no ZAP cara conversamos melhor e aí vc pode me ajudar, tô muito procurando um, só que todo mundo que eu conheço não conhece um se quer, me ajuda cara por favor

      Excluir
    3. Eu mesmo não posso lhe ajudar, estou mudando meu modo de trabalho para penhor.

      Excluir
    4. Vc não tem nenhum contato não cara

      Excluir
  6. Agiota, estou começando, mas tenho apenas 1 cliente, kkkkkkkkk.

    Crie um posto sobre como conseguir novos clientes, ou então me responda por aqui mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entra em contato comigo cara meu número tá aí nos comentarios acima, eu posso ser seu cliente 2

      Excluir
    2. Olá Anom, tudo bom?

      Crescimento de clientes é uma coisa orgânica. Seu foco deve ser em se proteger, e não em ter vários e vários clientes.

      Nunca disponibilize mais de 10% para o mesmo cliente. Se ele cair, você perde apenas uma parte do seu capital, não ele todo.

      Se comecei assim? Não. E paguei o preço. Se quiser mais detalhes, leia o post "O Erro de 50.000.00".
      Fiz ele dividido em 2 partes.

      Excluir