sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Atualização Patrimonial Janeiro 2k19

Olá amigos de atitude milionária, tudo bom?

Um novo ano, e alguns problemas se arrastam. Meu maquinário ainda está dando defeito, vou ter que comprar uma máquina nova, por conta de um produto que vai nela. Como a máquina é nova, comprei o “melhor” aditivo do mercado. Pelo menos o mais famoso. Pesquisei antes, todos falaram bem da marca. Pois bem, comigo deu merda.

Mais adiante descobri que o problema não era a qualidade do aditivo, mas provavelmente, a empresa falhou na logística, e para mim, justamente na primeira compra, veio produto velho, o que danificou, de modo permanente, a máquina.
 
Janeiro Bravo! (Risos)
Janeiro é um mês de muitas contas, mas não adianta vir com a desculpa de “fui pego de surpresa”. Ué, todo janeiro tem IPTU, IPVA, ISSQN, Matrícula, material escolar... Então como você foi pego de surpresa?
Consegui pagar todas as contas sem sustos, (Gratidão por isso) e, AINDA devido a estes problemas que se arrastam desde setembro ou outubro passado, não trabalhei na capacidade que posso. Quase com um mês de atraso, consegui entregar todos os pedidos que precisavam ser entregues ANTES do Natal.

No dia 30/01, Recebi uma notícia muito ruim: Um excelente cliente, que corresponde de 10% a 15% do faturamento, vai passar o controle da loja para a esposa, e ela não quer vender meu mix de produtos.

Tenho esperanças de voltarem atrás, porque em dezembro, em uma das minhas entregas, 2 funcionários disseram, por livre vontade, que “Oque está vendendo muito é o produto X(que eu vendo), o restante está vendendo igual o restante do ano.”
Então, quando (ou se) a nova manda chuva sentir no bolso a queda nas vendas, TALVEZ ela volte atrás e eu recupere a loja. L.
Vai deixar saudades.
Vamos aos números:

Empréstimos: 19.178.00
Recebi 1.5K do principal de um empréstimo para um cliente.

Cheques:  3.721.00
O Silk, que é o cliente mais forte em cheques, ficou 30 dias de férias, outra semana sem pedidos, e só agora, na última semana de Janeiro, é que começaram novamente.

Vales: 0.00
Pelo mesmo problema relatado nos cheques.

Poupança: 268.00

Em espécie: 0.00
Comecei a pagar umas contas de fevereiro, enquanto todo mundo reclamava do mês de janeiro, eu estava ainda fazendo os de dezembro. Então, quando terminei, notei o quanto o mercado esfriou, e com receio do caixa de fevereiro, já resolvi adiantar algumas contas. Tudo isso ANTES da notícia da troca de gerente da loja supra citada. Soma-se a isso atrasos em alguns pagamentos, e o resultado é carteira vazia. (Risos)



Empréstimos com garantias: 16.552.00
O aumento aqui se dá por conta dos juros capitalizados, afinal janeiro fraco, 2 clientes não conseguiram pagar os juros. Capitalizou-se os, e ficou combinado de receber semanalmente. Tomara que os pagamentos voltem a sua normalidade.

Total: 39.719.00 (+1.79%)
Por ser resultado de renegociações e não de juros recebidos + aporte(não consegui aportar este mês), Não me sinto feliz. Claro, é melhor que um resultado negativo, mas houve uma mudança de MINDSET no meu modo de ver as coisas, e junto com dores de cabeça oriundas da agiotagem de palavra (aquela sem um bem físico, em posse, que possa vender na hora) pretendo mudar algumas coisas. Os resultados possíveis serão mais tranquilidade, menos riscos ou menos retorno. Explicarei mais sobre isso em um Post futuro.

Na vida pessoal, as coisas continuam estáveis. (Gratidão)

Obrigado a todos vocês que me acompanham.

Um ótimo Fevereiro!

10 comentários:

  1. Olá AA!

    Realmente, janeiro é complicado! Mas sempre é o caso de planejar e já ir separando mês a mês uma parte do dinheiro para que não sejamos pegos de "surpresa". Este ano estou finalmente fazendo isso e com certeza será o melhor no final do ano.

    Este ano pela primeira vez eu paguei de 1x o IPTU e o IPVA. Glória a Deus! Mesmo que o desconto seja pouco mas já é algo.

    Abs.

    Papai dos Investimentos
    http://papaidosinvestimentos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PdI, Tudo bom?

      Eu também pago todas as contas de uma vez, e não parcelo. Com o lance de agiotagem, eu não vou separando pq vou usando este dinheiro que ficaria parado, para ir fazendo mais dinheiro durante o ano.

      Mas sim, PRECISO criar uma Colchão de segurança e deixar ele QUIETO!. (Risos)

      Acho os descontos até legais, aqui chegam a 10% para pagar em 1x. É mais que na Renda Fixa.

      Excluir
  2. Complicado perder um cliente grande assim. Você tem falado pouco sobre os seus empréstimos agiota , como está sucedendo ? pessoas tem te procurado ? você está recebendo em dias ? dores de cabeça com cobranças ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aoowww Peão, Tudo bom?

      Cara, tenho comentado sim, meio que nas entrelinhas. É que este problema no trabalho tomou MUITO,para não dizer toda, a minha atenção.

      Nos empréstimos tem de tudo: De alguns recebendo em dia, de outros atrasos devido a troca de emprego que paga menos(Tem um post já pronto sobre isso, aguardando ser postado) e outro que é pilantra e está dando dor de cabeça. Procura tive também, mas vou reestruturar minha forma de trabalhar, não sei como ainda, mas quero uma forma de me garantir, de verdade, contra perdas. Uma pessoa me pediu recentemente e propôs pagar igual os Colombianos estão fazendo: Todo dia. Mas não sei se isso é uma boa. Qual sua opinião sobre isso tudo?

      Excluir
    2. Esse negócio de todo dia é estranho. É muito trabalho. E os colombianos são da máfia né velho , eles fazem oque quiser do cliente , então acho dificil trabalhar assim.

      Excluir
    3. Então Play, os caras são muitos, daí, quando entregam 1, amanhã terá outro para cobrar.Também pensei ser difícil. Imaginei que estivesse com preguiça. kkk

      Preciso pensar em algo. Se alguém tiver alguma ideia, compartilhe.

      PS: Deletei o comentário pq estavam repetidos.

      Excluir
    4. Mano Eu também trabalho assim. Já tive muitos clientes, mas agora tá poucos na diária. Cara é muito rentável, super indico. Diminui mais pq tive que resolver muitas pendências aí, tipo fiquei sem muito tempo pro trabalho.

      Excluir
    5. Olá desconhecido, seja bem vindo!

      Então cara, eu acabei fazendo, mas por que uma amiga mora perto do comércio, e o movimento é legal. Daí combinei o dinheiro e mais alguma coisinha da loja para essa amiga. Coisa pouca, uma bolacha, um chiclete, um Doce...Coisa que o logista vende por 1 real. Ele aceitou, a amiga aceitou, e estou buscando 1x por semana. Tem funcionado.

      Porém pretendo fazer tudo com o pé do chão, para me reestruturar.

      Excluir
  3. muito bom ta alavancando depois dos 50k 100k e rapidim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá França, tudo bom?

      Então cara, está crescendo de novo...Mas PRECISO pensar em formas de emprestar e me proteger de possíveis calotes. Pensei em jóias, porém, pesquisei e existem hoje folheados com garantia de 5 ANOS! É uma camada MUITO GROSSA. O único jeito de não comprar folheado como ouro é cortando a peça. Mas isso só permitiram na venda. Para dar de garantia, acho difícil.

      Vocês acham que devo tentar assim? Ou alguém tem outra ideia?

      Excluir