quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Todos têm algo a ensinar


Olá futuros e atuais milionários, tudo bom?

Estava conversando com uma amiga, dessas que temos liberdade para conversar, e comentei da minha vontade de construir, mas que recentemente estava preocupado, pois no mesmo bairro onde tenho meu lote, tem vários apartamentos, bem semelhantes entre si, também a venda. E a ideia de alugar não me agrada, porque é muito dinheiro, para um retorno nominal muito simples. Sem contar com vacância, manutenção, contas de água e luz que QUASE todo inquilino deixa atrasar quando está pensando em sair.

Voltando ao foco do texto, ela perguntou quanto já tinha poupado. Disse que quase 40K. Daí ela fez a pergunta que deu origem a este POST:

“- Tá, mas destes 40K, quanto você tem EM MÃOS? ”

E este é um daqueles momentos que sua cabeça explode. Como se você estivesse acabado de descobrir um grande segredo do universo.

Não tenho nada em mãos. Cheque não é dinheiro. Se não tem fundos, já era. Então é apenas a confiança depositada naquele pedaço de papel.


Palavra não é dinheiro. Pois se o dinheiro que ele te deve não vai sujar o nome dele OU fazer ele ficar sem algum bem, ele deixará você de lado sem ao menos pestanejar.


Recibo de carro não é dinheiro. Nem os assinados. Se você pega o documento, mesmo assinado, tudo que ganha é uma dor de cabeça caso alguém dirigindo o carro leve uma multa, que virá direto para você, já que os documentos estão no seu nome. E se a pessoa realmente não quiser te pagar, deixa o carro escondido na casa de algum conhecido ou leva para alguma roça e deixa por lá.


Me dói e fico com vergonha de assumir que meus empréstimos com garantia, os quais achava que estava minimamente protegido, são “garantidos” por recibos de carro. Já vi um agiota forte pegar o recibo sem pegar o carro, mas ele é Agiota Raiz, daqueles que, se precisar, cancelam o CPF.
Eu sinceramente não sabia que era tão fácil pedir outro recibo. Achei que era um documento mais seguro.

Então estes quase 40K, são tão seguros quando um castelo de areia. Não mudam em muito do que eram os que eu perdi a 2 anos. Estão apenas mais diversificados.

Já estava pensando em mudar como trabalho, e essa contestação serviu como “gota d’agua” nesta decisão.
Estou pensando em pegar ouro e prata como garantias, e já pesquisei sobre como identificar. Aprendi que só cortando a peça, já que hoje em dia tem lojas oferecendo foleados com 5 anos de garantia.
Ou seja, aquele teste normal, de lixar a peça e jogar reagente no pozinho, é falho, já que pode ser apenas um banhado grosso.

Mas independente de como vá seguir, ou com a agiotagem ou começar em FUNDOS IMOBILIÁRIOS, é melhor eu ter meu dinheiro em mãos. É melhor os 0.3% da Poupança ou os 0.6%-0.9%(na média) dos FIIs que um ganho maior, porém podendo ir a zero de um momento para o outro.

Um fato interessante é que essa amiga, que sem querer me deu o insight, é péssima com sua vida financeira. Não tem reserva de emergências, não tem nenhum investimento para o futuro, gosta de ostentação e tem filho pequeno.
Os maiores aprendizados podem vir de onde menos se espera.

Desejem me sorte nessa nova batalha para tornar estes 40k em dinheiro tangível.

20 comentários:

  1. Rapaz que situação em Agiota. No meu caso eu estou bem mais tranquilo em relação a isso , todo mês consigo girar os meus cheques , já que eles são sempre para 30 dias .

    Então eu nem posso te aconselhar oque fazer , porque eu particularmente detesto a agiotagem convencional de emprestar dinheiro na promissória ou trocar cheque pessoal do cara mesmo. Sempre me ferrei nessas oportunidades.

    Para mim a única coisa segura nesse ramo é a Penhora. Penhorar uma coisa que vale 1.000 por 500$ a juros de 8 a 10% mensais. O negócio é só ter um terreno mais afastados para por os veiculos , aí é tranquilo. Se o cara não pagar , o juro se encarrega de comer o patrimônio dele.

    Para mim quem tem cabeça para mexer com a agiotagem convencional de emprestar na promissória ou cheque pessoal , são verdadeiros guerreiros. Forças aí nessa liquidação de empréstimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Peão.

      Realmente cara, é chato você "ter" o dinheiro, e as vezes começar a se preocupar com as contas pessoais.

      Só promessas do tipo "Até amanhã te ligo na primeira hora" ou "Está clareando as coisas, espere só mais um pouquinho" e também "ABC deu errado, semana que vem dá certo"...Como se eu mesmo não tivesse contas e obrigações a honrar.

      Vou ter que Me organizar tanto para não perder mais dinheiro, quando para me motivar. Estou bem desmotivado estes dias.

      Excluir
  2. forca ai, o aprendizado e que sempre fica.
    Abraco.

    ResponderExcluir
  3. E outra se alguém te dar um calote e você não for enérgico o suficiente vira um efeito dominó.
    Eu sinceramente gosto desse ramo pode te dar retorno que nos investimentos tradicionais não ganhamos em um ano, a diga de ouro é o seguinte estipule um valor máximo tipo uns 10% do seu patrimônio e não passe disso,tem 40k emprestou 4k ganhou 400 volta R$400 no bolo e ai você pode emprestar 4040 assim sempre vc vai ter um limite de perdas de 10% ou outro valor que você considerar aceitável 15 20...
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Soldado, Bom Dia!Deixe eu ver se entendi: Uma parcela do meu patrimônio em empréstimos, e a maioria em investimentos tradicionais. É isso?

      Excluir
  4. É, realmente este fato de garantia é um problema. O que pode ser feito é isso, vc pega o recibo E o veículo e guarda. Se o cara não pagar, fica sem nada.

    Outra dica é, se vc quer avaliar uma peça, pode ir na Caixa Econômica e tenta penhorar a peça e vê quanto eles pagam por ela. Com certeza eles tem um jeito seguro de avaliar e dizer se realmente aquilo vale o que diz ser. =)
    Só tem o inconveniente de ir lá na CEF.

    Mas é isso ae.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá Papa Fox, Tudo bom?

    Trocaram a Agência que fazia isso na minha cidade, agora não sei mais qual é. Dependendo do que exigirem, pode ser uma possibilidade. Obrigado Pela Dica!

    ResponderExcluir
  6. Olá Parceiro

    Já pratiquei bem esta modalidade de agiotagem na base da confiança, ou como diz o outro, no fio do bigode.

    O unico calote que tomei foi de meros 200 reais, o que não faz nem cócegas no que já ganhei.

    meu segredo era diversificar os emprestimos em pequenos contratos. Ou seja, eu pegava 10 mil e dividia entre varias pessoas. Arrumava 500 conto pra uma, 200 pra outra, milão, 100 reais etc. O legal é que esses pequenos emprestimos de 100 e 200 reais não da para ser subestimado pois eu cobrava por exemplo em cima de 100 reais vintão, o que dá 20% ao mês. Aonde eu conseguiria isso?

    Como eram emprestimos de valores pequenos eu sempre os recebia. Dessa forma eu consegui aumentar bem meus ganhos.

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá mestre, Tudo bom?

      Infelizmente comigo os empréstimos são na casa dos 1K em diante. Fiz um estes dias ao estilo "Colombiano", emprestei 500 e vou recebendo 30/dia. É uma pastelaria com 7 anos no mesmo lugar. Ponto bom, vendas frequentes. É meio chato ir todo dia, mas fora isso, está funcionando.

      Porém, vou focar em garantias físicas com valores superiores ao valor emprestado. Mesmo que no início fique com dinheiro parado na mão.

      Excluir
  7. Comecei tem pouco tempo, queria saber como vocês fazem pra cobrar a uma pessoa, como seria essa abordagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, na boa...Trabalhe de um jeito que ELES que tenham de vir atrás de você.

      Pegue garantias que valham ao menos o DOBRO do valor que precisam.

      Ouro e prata(leve para avaliar antes, e de preferência CORTE a peça, para não correr o risco de pagar 70% do valor da peça em um folheado bom.

      Videogames, desde que os tops de linha, até no máximo R$500.00 (PLAYSTATION 4 ou XBOX ONE) são uma boa pedida.

      "Ain, mas e a confiança?"

      Você não pode vender a confiança que tem e a palavra da pessoa para pegar o dinheiro de volta. Proteja sem dinheiro. Se a pessoa não pode te dar garantias, ela não é digna de empréstimo.

      E por que o bem tem de ser O DOBRO do valor emprestado? Para que, se você precisar vender, não fique mofando muito tempo na sua mão.

      Imagine um Playstation 4, aparelho que novo roda entre R$1300 a R$1500 (SLIM de 500GB), você pegou por R$500.00 a 10% a.m.
      Se a pessoa não te pagar em 6 meses, já te deverá R$885,00.

      Na hora que bater os 1K, ou até antes, você já avise que vai vender o bem para pagar o empréstimo, e vocês ficam quites.

      Ou a pessoa rebola e te paga, ou você vende.

      Se você pedir R$900.00 em um aparelho destes, vende fácil. Se pedir os mesmos 1K, demora um pouco mais, mas vende também. Porém, como queremos dinheiro, ao meu ver R$900.00 é uma boa pedida.

      Excluir
  8. Vou fazer isso meu brother, da até pra emprestar a quem tem má fama de pagador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de ter ajudado. Não quero ver outras pessoas cometendo os mesmos erros que eu.

      Excluir
  9. Meu amigo , uma dica de um agiota raiz.
    Quer lucrar no ramo ? Aumenta suas taxas , eu empresto a 30% ao mês independente do valor , não fico me preocupando se a pessoa acha caro ou não , não pego garantias , no máximo do máximo parcelo a dívida ( boto em 10x com juros diminuindo conforme vai abatendo o valor ) , empresto no máximo 3.000 por pessoa.
    Eu sou de São Gonçalo / RJ é normal cobrarem taxas assim aqui , toda minha família por parte de pai trabalha ou já trabalhou no ramo.

    Outro conselho é o cuidado na hora da cobrança , usura não dá cadeia agora extorsão são outros 500 , se quiser ser mais ríspido não use telefones , não use redes sociais , vá pessoalmente e faça

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Japão, tudo bom?

      Dicas de um Profissional Raiz. Sempre bom!

      Acredito que a vida vai nos tornando mais fortes, saindo do empréstimo quase com cunho social para um empréstimo mais centrado em si mesmo.

      Taxas nestes patamares seriam um sonho. Podem ser um próximo passo.

      Grato pelas dicas!

      Excluir
  10. eu gostei da suas dicas agiota amador
    eu também estou no ramo de empréstimos mais reconheço que nesecito aprender mais sobre como trabalhar melhor profissionalmente com empréstimos afinal de contas eu sei que si eu for mais profissional eu vou conseguir ter uma vida de qualidade bem melhor .
    eu aguardo o seu contato comigo amigo agiota amador.
    meu email. carlosandre. best@ gmail. com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André, tudo bom?

      Cara, mais "Profissional" significa menos empréstimos, porém, empréstimos melhores. Está no caminho certo.

      Excluir
  11. Bacana seu insight, AA. O ensinamento pode vir de onde menos se espera. Você poderia ficar na defensiva, inventando uma ou outra desculpa, mas sua humildade em admitir um erro lhe fez mais sábio e lhe fez plantar algo hoje que colherá amanhã.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jhonny.

      Bom, Apareceu um problema novo, mas vamos ver como tudo seguirá.

      Acredito que o novo caminho será mais tortuoso, porém farei o impossível para que seja sólido.

      Excluir