quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Responsabilidade e Culpa


Olá Amigos de Atitude Milionária, Tudo bom?

Manter um Blog não é algo fácil. É difícil ter oque escrever toda semana, Mas não apenas regurgitar um monte de palavras que somadas não agregam em nada, mas sim escrever algo que some a vida da pessoa, e para melhor.

Ficava impressionado com o falecido amigo VDC, que escreveia incríveis duas vezes por semana. Sempre um bom conteúdo. Era realmente um Gênio.

Hoje somos bombardeados todo o tempo por ofertas, que nos levam a fazer escolhas de consumo a todo instante. Desde o  cheiro de pastel frito na feira a aquela blusinha de marca TOP que está com 30% de desconto. Fazemos escolhas o tempo todo.
E toda escolha, cria conseguências. Seu Eu de hoje é resultado de suas escolhas de ontem. Não tem como fugir. Seu corpo, seu peso, suas finanças, seus relacionamentos, são todos, e volto a frisar, TODOS  são sua responsabilidade.


 
Faz anos que não como, mas confesso, é difícil resistir ao cheiro.
Vivemos em um momento chato da história. Por terem acesso a rede sociais, onde com apenas poucos passos estamos na página de algum famoso ou pessoa importante, pensamos que nossa opinião é importante e deve ser ouvida.
 Várias pessoas se sentem injustiçadas pelos mais variados motivos. E encontram outras pessoas que passam pelo mesmo caso, e já se incia uma onda de revolta e textos enormes em redes sociais sobre este ou aquele preconceito. Qualquer coisa que se fale, já te dão um sufixo ISTA e outros com o objetivo de te colocar em uma caixinha. Machista, Racista, reacionista, homofóbico,  Esquerdista, Direitista, Isentão e por aí vai.

Todos tem problemas, e os problemas deles são sempre culpa dos outros. Um brinde a Freud por isso.

Um Brinde a nossa falta de responsabilidade pelas próprias escolhas!

Com isso, nos tornamos uma sociedade fraca, que se acredita merecedora de tudo, sem precisar derramar uma única gota de suor, e caso não consiga(oque é bem óbvio) é culpa de outra pessoa. Nunca nossa.

Com isso nos tornamos uma nação de bêbados,  mal remunerados, frustados,  casais que não suportam uma tempestade, mães solteiras/divorciadas que voltam a morar com os pais,  Homens divorciados que moram com os pais, porém não ajudam com nenhuma despesa da casa, e ainda atrasa a pensão dos filhos, a qual os pais, por medo do filho marmanjo incompetente ir para a prisão, pagam.

Este seria o momento de meter o pau nos pais. Porém não farei isso. É errado e ineficiente. Jogar a culpa dos problemas em outras pessoas não resolve – nem NUNCA resolverá – os problemas.

NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS POR TUDO EM NOSSAS VIDAS! TUDO! Até pelas coisas que você não tem poder  algum. Um bêbado te atropela na rua. Não é sua culpa, mas é sua responsabilidade lidar com isso: Se recuperar, a dor da fisioterapia, a dedicação. Tudo sua responsabilidade.
Perder o Emprego. Talvez seja culpa do mercado. Mas é sua responsabilidade o modo que lidará com isso. Não importa de quem é a culpa, as contas, sua alimentação, dos seus filhos, seus compromissos, continuam sendo responsabilidade sua.

 Não espere governo. Não acredite em candidatos que dizem que “vão limpar o nome do povo”. Suas contas foi você quem fez. São sua responsabilidade. Os juros são altos? Não consegue mais pagar a parcela? Você leu o contrato. Você fez os cálculos de quanto  sobraria depois de pagar a parcela (ou pelo menos deveria). Você usufruiu do bem.
Você pode acabar de ler este texto e apenas dizer “Quem ele é para pensar que pode me dar lição de moral? Tudo minha responsabilidade? Ele não conhece minha história.”
E tem razão. Não conheço. E mesmo se conhecer, não irei mudar as coisas para você. Nem se pudesse. Já tenho minhas responsabilidades. Não quero saber de quem é a culpa por seu fracasso. Por que os sucessos, estes são todos graças a sua grande capacidade como pessoa. Já seus fracassos  não,  culpa dos outros. Claro. Estes incompetentes que cruzam seu caminho.

Pensar assim pode ser confortável, mas não vai te tirar do lugar.

Assuma a responsabilidade por sua vida, e quem sabe, seu EU do futuro, tenha orgulho do seu EU de hoje.

Pode não  ser sua culpa, mas é sua responsabilidade.

18 comentários:

  1. Fala agiota, há 5 anos exclui todas minhas redes sociais, uma das melhores coisas que fiz na vida. Primeiro que a grande maioria das pessoas utiliza um facebook da vida da forma errada, quando era pra compartilhar experiências, a pessoa utiliza pra fuçar na vida dos outros, ou forma um tipo de diário (estou aqui, ali, cagando, comendo, etc...).
    Segundo, a futilidade cara, caramba, ta muito banalizado mesmo.

    Gostei do post, espero que o meu EU do futuro tenha orgulho do meu EU de agora hehe.

    Adicionei, abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrão que mandou o dinheiro para a Suíça, Tudo bom?

      Eu tenho, porém Quase nunca entro. Preciso manter Por conta do trabalho. Páginas no FB com meu catálogo de produtos e os pedidos enviados via WhatsAPP.

      Sobre meu EU FUTURO, também espero que esteja fazendo a coisa certa por ele.

      Excluir
  2. Vdc chorava no blog duas vezes na semana. Hahah mas eu gostava dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo 2, Bem vindo.

      Respeito sua opinião...Mas sinceramente? É difícil não fazer parte da manada. É cansativo, Solitário e Incerto. Oque estou fazendo é certo? Vai dar bons resultados? Deveria estar com foco em outro lugar? Talvez. Só o tempo dirá. E não é o tipo de coisa que podemos comentar com pais ou conjugues. Então a Blogosfera se torna um local para expormos nossas fraquezas.

      Excluir
  3. Ótimo post agiota . Auto responsabilidade é um dos primeiros passos para o ser humano sair da inércia e evoluir .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Peão Play, tudo bom?

      Concordo, e é esse justamente um dos grandes problemas do Brasil. As pessoas querem tudo de graça, sem esforço. Fruto dos 16 anos de Socialismo desacerbado que atingiu nosso país.

      Nossa batalha é contra preguiça disfarçada de ideal.

      Excluir
  4. Excelente reflexão!!

    No mundo moderno o ideal, mas nem sempre fácil, é assumir responsabilidades e eliminar a culpa.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Papai na Bolsa, Tudo bom?

      É isso. Excelente Resumo. Sintetizou o texto em uma única Frase.

      Excluir
  5. Ótimo post agiota amador..
    Realmente muitas pessoas que cresceram sendo mimada pelos pais e hoje em dia acham que os fracassos na vida são por causa dos outros.
    Um abraço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa sociedade começou a se deteriorar quando todos se tornaram especiais. Ensinando desde criança que "Você é especial".

      Ora, se eu sou especial, então mereço mais que os outros. Tenho algum tipo de "Direito Divido" de ter oque eu quero.

      As pessoas pararam de se esforçar.E quando nada acontece, é culpa dos outros.

      É triste ver a sociedade se decompondo dessa forma.

      Excluir
  6. Excelente Post.
    Ja trabalhei em empresa de cobrança da BV financeira.. e sempre fiquei puto da vida com os caloteiros. Ok ok. Os juros são "abusivos" (algo a se filosofar), mas ninguém obrigou a ninguém a pegar emprestimo nem financiamento nem nada.
    As pessoas se acham no direito de não pagar suas contas. Que o Governo tem que resolver tudo para elas...Triste. Muito triste.

    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Papa Fox! Primeiro comentário!

      Seja Bem vindo!

      Eu não sei como são os contratos desses empréstimos via BV financeira e outras similares...Porém, no mercado secundário, a negociação é bem direta.A pessoa te procura, quase implora, a primeira coisa que você diz são os juros, então não tem como dizer "eu não sabia" e, atualmente, qual garantia ela tem.(Empréstimo no mercado secundário sem garantias é pedir para perder, na maioria dos casos).

      A pessoa concorda.Com certeza já procurou um banco, que lhe virou as costas.

      Quando encontra algum lugar que a socorre, se vê no direito de calotear? Isso para mim é falta de caráter.

      Mas é assim mesmo. O mesmo primo que não emprestou o dinheiro, pq sabe que o cara é caloteiro, é o mesmo que concorda com ele parar de pagar pq os juros são altos.

      A ética que meus pais me ensinaram foi: Leia o contrato. Se o aceitou, cumpra-o. Palavra é a única coisa que temos.

      Excluir
  7. AA, legal sua publicação.
    Compartilho em grande parte do que você pensa. Já passei por terapia e sei que cabe a nós enxergarmos os defeitos e mudarmos, pois ninguém pode fazer isso pela gente.
    Sobre os blogs/sites, eles realmente servem como um diário para nós, pois como você mesmo disse, muitas vezes não é possível relatarmos a "amigos" e parentes o que fazemos com nossas finanças etc, já que hoje os tempos são outros e a felicidade pela conquista do amigo/irmão se tornou inveja e ganância.
    Você já parou para pensar no quanto a vida pode ser "injusta"? Depende do ponto de vida, claro! Me refiro a não sabermos nada sobre o dia de amanhã e até mesmo o segundo seguinte; se iremos casar e ter filhos; se seremos felizes, tristes, ricos ou pobres... mas temos certeza absoluta de que um dia iremos morrer.
    Estou para escrever uma publicação sobre como minha vida mudou radicalmente da noite para o dia mas ainda não tive ânimo para isso. E quero muito compartilhar para que sirva de alerta para todos que lerem, pois tenho certeza absoluta de que este mundo virtual pode ajudar - e atrapalhar também - e muito as pessoas!

    Abs.

    Papai dos Investimentos
    http://papaidosinvestimentos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá papai, Tudo bom?

      Confesso que fiquei interessado neste futuro texto. Tenho trabalhado bastante, então não tenho visitado os blogs amigos...

      Vou adicionar você, e se possível, quando escrever este texto, me avise aqui nos comentários. Grato irmão virtual.

      Excluir
  8. ola agiota, meu nome é igor e sou trader na Bovespa, gostaria de trocar uma ideia com vc, seria possível ?

    meu email igor.sousa199333@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Igor, Bem vindo, Tudo bom?

      Amigo, apesar de não te conhecer, baseado me relatos de alguns amigos e conhecidos, em nome de sua própria saúde: Vá para o BUY and HOLD. Deixe apenas 10% do seu capital para fazer trade, e de preferência em OUTRA CORRETORA.

      E um dinheiro que não perderá o sono se perder.

      E, por favor, NÃO SE ALAVANQUE!

      Arrisque dinheiro seu, não da corretora. Se errar, está "apenas" sem dinheiro, e não endividado.

      Excluir