sábado, 11 de agosto de 2018

O Preço do Status


Olá amigos de atitude milionária, tudo bom?

Hoje relatarei um fato que aconteceu recentemente, que me fez pensar no enorme e terrível erro de seguir a manada e viver de Status.

Quem leu o artigo “O ERRO DE 50K parte 2” sabe que, além de financeiro, tive, junto, problemas na área afetiva. Foram muitas porradas ao mesmo tempo. Mas é como dizem: O que não te mata, fortalece.
Pois bem, o sentimento acabou, mas o tesão continuou. Então, quando já não tinha mais interesse afetivo, acabou que nos tornamos amigos de cama. Desde a época do relacionamento, uma coisa que sempre tivemos foi dialogo. Conversávamos sobre tudo.

Pois bem, recentemente ela mandou um contrato para eu dar uma olhada, e pediu minha opinião.
Era o contrato de uma casa, que estava comprando. Tudo OK com o contrato, e para confirmar, enviei para um amigo que está acabando o curso na UFRS. Ele pediu para ela se atentar a 3 detalhes. Encaminhei a conversa a ela.

Ela agradeceu, e disse que não era mais necessário. Que se conformaria com “a vida miserável que DEUS lhe deu” e que ainda teria de ser grata por isso. Atitude incompatível com sua atitude com ar de requinte e por vezes arrogante que demonstra. Disse algumas palavras de conforto, que é tudo que eu podia – e deveria – Fazer.
A noite, ela me chama no WhatsAPP, e me convida para ir em um barzinho onde estava. Como estava preocupado com aquela atitude de mais cedo, fui lá, queria saber oque acontecia. Depois de um pouco de conversa paralela, perguntei oque aconteceu. A mulher caiu em prantos. Tentava chorar discretamente, mas as  lágrimas caiam aos montes. Senti uma tristeza profunda vindo dela.

Depois de fazer as contas, ela viu que não teria dinheiro para pagar a prestação. Ela já tinha visto o apartamento, e até feito planos de onde cada móvel ficaria.

É triste, eu sei. Mas essa realidade criada hoje, poderia ser muito diferente. E para provar meu ponto, temos de voltar no tempo, cerca de uma década.

Ela se mudou de cidade, onde ganhava MUITO bem, e arranjou amigos de grande poder aquisitivo. Gente que ia a locais tops TODOS OS DIAS da semana.
Como estamos falando de 2006, na época, os terrenos eram bem mais em conta aqui na cidade. Antes do BOOM da construção Civil. Com o salário dela, em Dois meses, poderia pagar um terreno. Se vivesse com metade do salário, poderia comprar Um terreno a cada quatro MESES! E durante o BOOM, não faltavam oportunidades de construtores interessados em fazer duas casas geminadas no terreno, te dando uma e ficando com a outra. Ela permaneceu neste trabalho por Cinco anos.

Se houvesse comprado um terreno por ano, hoje teria cinco casas. Poderia morar em uma, e alugar as outras quatro, fazendo, no mínimo, 2K de renda passiva.
 
Como poderia ser a Realidade.
Mas não. Viagens, boates, barzinhos, eventos. Não havia fins de semana. Todo dia era dia. Fui uma verdadeira ERA DE OURO na vida dela.
Mas infelizmente (nesse caso), nada dura para sempre. O dinheiro que mandava para a família (bastante para eles, pouco para ela) não serviu de nada. Como todos que não tem – nem procuram – inteligência Financeira, eles apenas torraram o dinheiro.

 A mamata acabou, ela tive de voltar para essa cidade, começou a receber um salário equivalente, voltou a morar no fundo dos pais (uma kitnet que ela mesmo construiu).

Mas morar com os pais não é tão fácil, e por isso, já há vários anos, tenta sair de casa.


Isso me levou a pensar, E quero compartilhar com vocês, Essa “Moral da história”:

Todos nós, em maior ou menor grau, sempre passamos por temos de Bonança. Porém quase todos não economizam. Eu mesmo, durante uma (a única por enquanto, mas tenho fé que haverá outras, que vou aproveitar melhor) era de ouro, gastei bastante também. Curti. Mas aprendi. Vivi os dois lados: Abastança e falta. Hoje luto para entrar em uma nova ERA DE OURO, onde ao invés de gastar muito, pretendo APORTAR muito.

Meu conselho para os amigos de Blogosfera, principalmente os mais jovens, é que procurem O equilíbrio. Vivam bem, mas economizando. Nada de Ostentar. Isso só vai te afundar. Por que ela tinha de ir a lugares diferentes (e caros) todos os dias? Por que os amigos iam? E onde estão agora? Cuidando de suas vidas. Como eles eram, na maioria, gente de família rica ou muitas posses, o que gastavam não era muito para sua realidade. Mas era muito para a dela.

Ela passou pela bonança, está passando pela queda. Torço eu para que quando o “pasto voltar a ficar verde, ela use melhor o leite”. Por que uma verdade é que todos, sem exceção, em maior ou menor grau, passamos por vacas magras.

Viva bem, mas não desperdice. O seu futuro depende disso.


20 comentários:

  1. Belo post Agiota, esse negócio de ostentação é ilusão, se você for perceber as pessoas mais ricas são mais discretas. Tudo bem a pessoa sair de vez em quando é aproveitar a bonança porem deve haver equilíbrio nas finanças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fazendeiro, Tudo bom? Obrigado Pelo Comentário!

      Disse tudo. Equilíbrio. Não é trocar o hoje pelo amanhã, que pode não chegar,nem pensar só no hoje e negligenciar o futuro, mas sim viver o hoje E pensar no amanhã.

      Excluir
  2. Isso é muito comum de acontecer nas famílias. Quando em tempo de bonança competem desenfreadamente pra ver quem tem mais. Gastam o que tem e o que não tem para ostentar, se mostrar melhor que os outros. Não pensam no amanhã.

    Quando há retração econômica vem a queda. O pior é que muitos se tiverem mais uma chance vão fazer as mesmas coisas de antes, não aprendem nada com o ocorrido. Já vi muito disso. A mesma soberba de antes, que parecia estar no passado pela postura mais humilde atual (que se prova falsa), volta com força total. Uma lástima.

    O pior são aqueles que torram tudo, tudo o que entra de money sai na mesma velocidade, e que depois acham que tem o direito de pedir dinheiro "emprestado" - que nunca vão pagar de volta - para aqueles que eles sabem que tem reserva guardada.

    Passam anos gozando dos mais comedidos e poupadores, praticam bullyng direto com ela - principalmente na frente de outros parentes - plantando uma imagem bem negativa de sovina, de não saber aproveitar a vida, de sem graça, etc e etc. na mente de sua audiência, que o apoia entusiasticamente ( principalmente porque está se aproveitando muito bem do cara legal, fora de série, gente fina que é o ostentador ).

    Aí na derrocada na maior cara de pau - como se nunca tivesse perseguido em qualquer oportunidade que tivesse o cara responsável com suas finanças - vem pedir dinheiro. Quando leva um não na cara, fica extremamente ofendido como se fosse crime negar um dinheiro que não lhe pertence, nunca lhe pertenceu e ao qual não tem direito nenhum.

    E o pior é que tal pessoa vai chorar para a família o quão ruim você é, por negar "ajuda" - da qual pelo seu histórico você sabe que ele não tem a mínima intenção de lhe devolver, e ainda vai rir da sua cara por ser trouxa o suficiente para lhe "emprestar" dinheiro - e tem uma maioria de babaca que vai se condoer do "coitadinho ou coitadinha" e passam a tachar você de uma pessoa ruim, sovina e sem coração.

    O ser humano é foda. Como dizia Chico Anysio 'tá com dó, leva pra casa'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Get Smart, tudo bom? Se não me engano, seu primeiro comentário por aqui, Certo?

      Concordo com você.Ser frugal faz da gente alvo de chacotas. Todos acham que você deveria "aproveitar mais" (leia-se BEBER mais, pois é tudo que fazem),afinal "a vida é curta"(E se não for?) e "Não se sabe o amanhã".

      Você nem precisa ser sovina, apenas não gastar igual eles já é motivo para questionarem seu ponto de vista.

      Mas é isso, eu sei onde quero chegar, e sei o preço que quero pagar.Vou fazer algumas coisas que quero, afinal, "desejos são como grãos de areia no deserto",nunca tem fim. E vou também fazer o melhor possível para ter um futuro tranquilo. Liberdade Financeira com consumo consciente. Está bom para mim.

      Excluir
    2. Sim, é a primeira vez que comento.

      Ser frugal incomoda muito as pessoas, pelo fato de não agirmos como a manada. Elas não gostam porque você passa a ser um exemplo vivo de que existe outro caminho que não o deles.

      Como não tem a menor inclinação ou desejo mesmo de serem mais disciplinados e racionais em sua vida, chegam a detestar quem o é. Porque na hora da bancarrota o que mais gostam é de lamentar e choramingar que o mundo e o universo conspiram contra ele, e não sua falta de previdência.

      E você ali como exemplo de que é possível passar pelos momentos de dificuldade com mais segurança por ter sido previdente ao abrir mão de certas coisas, é um tapa na cara.

      A maioria não gosta de admitir que errou. Poucos caem em si e fazem essa reflexão e mudam de comportamento com o aprendizado. A maioria não aprende nada porque não quer mudar o jeito de ser e volta a fazer tudo de novo quando a grana começa a entrar.

      Valeu.

      Excluir
    3. Perfeito seu raciocínio GetSmart.

      Excluir
  3. TOP POST Agiota , o seu melhor aqui do blog com certeza. Fiquei até com vontade de compartilhar na minha timeline rs , compartilhe ele no Legadorealista.com se puder !

    Enfim , vi você perguntando no blog do poderoso agiota se eu voltaria com o blog .. então amigo , eu ainda estou pensando sinceramente.

    Se eu voltar terei que voltar com uma conta paralela e outra email.

    Acredito eu que voce nao sabe oque aconteceu , mas foi muito rapido. Dei bobeira de mexer no PC da empresa do meu pai e o gerente teve acesso ao blog e soube que era eu quem escrevia , até porque eu estava logado.. Sorte minha que ele ainda avisou que sabia da situação. Quando saí da sala e já tratei de apagar tudo !

    Então amigo , quem sabe eu volto , por enquanto estou acompanhando voces ai. comentando assim que possivel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FdC, tudo bom?

      Bom Saber que ainda está conosco na Blogosfera, seu conteúdo e opiniões são sempre muito relevantes. É alguém que tem um verdadeiro "PAI RICO" em casa, alguém simples que venceu na vida.

      Não conheço o legado realista. Vou abrir uma aba com ele aqui e ler quando estiver com tempo ocioso.

      Excluir
  4. Parabéns pelo post e pela visão crítica colega agiota!

    A vida é feita de ciclos. isto é fato. O que nos cabe é saber aproveitar cada momento com equilibrio e sabedoria.

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mestre, Tudo bom?

      Obrigado Pelo Elogio!

      Realmente, temos de buscar o equilíbrio sempre!

      Excluir
  5. Ehh cara ótima postagem, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mordor, Tudo bom?

      Obrigado! Meu desejo é agregar a vida das pessoas. Retribuir um pouco o muito que aprendo com vocês.

      Excluir
  6. Top demais, Irmão. A maioria das pessoas tem essa atitude, sorte os que conseguem reverter a tempo ou que tem algum mentor por perto. Se tivesse a cabeça que tenho, desde que comecei a trabalhar, diria que estaria chegando perto do primeiro milhão hoje! mas dei sorte de ter descoberto esse mundo com tempo de virar a chave. Vamos nessa? tmj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Mike! O Passado já está escrito, serve de aprendizado.

      Nosso "Eu" do amanhã é criado hoje.

      Prioridade, Disciplina e Paciência. Com estes três itens, chegaremos longe.

      Excluir
  7. so tem dois lados uma vida badalada ou fortes aportes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas dá para equilibrar. Baladinhas mais simples ou menos frequentes & Aportes médios e frequentes.

      Excluir
  8. Parabens pelo post Agiota Amador. Inclusive já fiz um post comentando sobre um cara do meu trabalho que agia que nem essa menina. O cara ja está perto dos 40 anos e não aprende. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá G.Advogado, Obrigado!

      Meus sentimentos pelo seu avô.

      Este problema, não aprender, é a pior parte. Pq errar é humano, já permanecer é escolha.

      Excluir
  9. Gostei do relato.

    Essas histórias sempre são muitos boas de ficar sabendo pois nos ajuda refletir sobre a nossa história e checar se precisa de algum ajuste.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Messier109, seja bem vindo!

      Primeiro comentário certo?

      Eu também sempre tento aprender com esses relatos. A vida pode ser cheia de oportunidades, mas a maioria nós não vemos, e as aproveitamos, gastamos demasiado seus resultados. Temos de ser vigilantes.

      Excluir