sábado, 9 de junho de 2018

Um ensaio sobre Frugalidade


Olá Amigos de atitude milionária! Tudo bom?

Falarei um pouco hoje sobre como as pessoas veem como algo quase impossível a vida frugal, que vários de nós praticamos.

Bom, eu sou uma pessoa comum, infelizmente não me dediquei aos estudos, não sou concursado nem trabalho em uma grande empresa com salários superiores a 5K/Mês, como alguns membros da Esfera Financeira.

Não me entendam mal, admiro muito eles, e se chegaram aonde estão, é devido a dedicação que tiveram desde jovens, e não já após os 25 anos.

Algo como 65% da população tem uma renda inferior a 3K/mês, e isso de RENDA FAMILIAR, não apenas pessoal. Alguém nessa situação pensar em IF é quase que loucura.
Mas os Loucos são os que criam as inovações.

Já houve épocas em minha vida que as vacas estavam gordas, sabia que deveria poupar mais, porém nós não acreditamos que as coisas possam mudar para pior, apenas para melhor, então tinha gastos enormes e desnecessários. Sim, não tinha a mente tão clara quanto hoje e tentava compensar o fracasso de algumas áreas com consumismo, coisa que NUNCA DÁ CERTO.



Mas o tempo passou, resolvi este problema nessa área de minha vida, me tornei mais frugal, paguei meu terreno, Tive o problema dos 50K, (link aqui) e estou na maratona de novo. Mais lento do que antes, (meu poder de aporte diminuiu) porém mais focado.

Recentemente um amigo de longa data e cliente de empréstimos desde Janeiro, veio me pagar e estávamos conversando. Como tinha pedidos para entregar, fui conversando com ele enquanto trabalhava.

Ele me perguntou sobre os custos e as margens do negócio. Como confio nele e sei que não tem vocação nem capital para ser um concorrente, além de atuar em uma área completamente diferente, Fui franco e expliquei sem maquiagem e romantismos.

Resumidamente, é um trabalho de formiguinha. Cada venda gera lucro de centavos, a lógica seria vender em grande quantidade, mas infelizmente isso não acontece. No atual cenário econômico, os compradores estão receosos de manter estoque. Isso faz eu baixar o estoque, o meu fornecedor baixar o estoque...E por aí vai.

Mas voltando ao foco, meu amigo ficou boquiaberto com as mínimas margens. Fez alguns cálculos, e acredito eu, que o que deixou ele mais intrigado foi como eu, com uma renda da soma de vários centavos, tinha dinheiro para emprestar, e até tomar um tombo tão grande quanto o citado em outro post.

A resposta é simples: Frugalidade. Vivo bem, tenho a moto que quero, treino onde quero, viajo para os lugares que quero. Isso para mim é algo matrixianamente relaxante, mesmo que me afaste um pouco da IF. Claro, poupar cada dia mais, ficar sempre em casa, andar de BIS ou equivalente, pode me aproximar mais rápido da IF, mas quando eu chegasse, talvez nem curtisse, afinal, não saberia mais como o fazer.

Tomo uma cerveja de vez em quando, as vezes até em barzinho quando acompanhado, nada dos lugares mais frescos onde você paga o dobro do preço pelo mesmo produto apenas por que o lugar tem uma decoração legal. Afinal só vou ficar por alguns momentos, não vou morar ali. Sozinho ou em casa, compro as famosas (ao menos na minha região) Romarinhos, os famosos litrinhos de 300ml.

Em suma: tenho meus desejos e vontades, igual a todo mundo, mas escolho qual e quando satisfazer. Nada de se enforcar em dívidas para ter agora algo que não deveria ter nem daqui 3 anos.

Este amigo, hoje, é casado com 2 filhos. Não, não vou ser insensível e dizer que ele jamais sairá da proverbial Corrida dos Ratos porque tem filhos. O problema dele começou bem antes.

Antes e se casar, ele tinha um salário muito superior ao meu faturamento, mas gastava mais do que isso. História bem comum né?
Enquanto o dinheiro entra todo mês, e como é algo que “todo mundo” faz (ter dívidas no cartão de crédito, Cheque especial, etc) ele estava tranquilo. Afinal, "para enriquecer no Brasil só sendo criminoso ou nascido em berço de ouro".

Casou e teve de mudar de emprego. Por um tempo ficou em um que pagava mais. Quitou algumas dessas contas, afinal morava em um apartamento que pertence ao sogro, Tinha alguns gastos exagerados em FAST FOOD, mas o dinheiro dava.

Quis se mudar, afinal a esposa estava grávida do segundo filho, e o AP se tornara pequeno. Discutiu com o patrão, saiu da empresa, por ser um bom funcionário, conseguiu rapidamente uma recolocação. Porém recebendo menos. Ajudo ele com valores pequenos em dinheiro, e grandes ensinamentos sobre finanças. Oque fazer com este conhecimento, já é por conta dele.



Você não precisa viver como um ermitão, pode ter seus mimos e vontades, só precisa policia-las.  Evite gastos excessivos, pense no futuro.
Aqui mesmo na Blogosfera de finanças, temos vários exemplos de pessoas que começaram do nada, e hoje já caminham a passos largos rumo a IF.

Seja Frugal, viva simples, Faça uma Reserva de Oportunidades, Invista.
Não descuide do corpo, mente e família.
E você verá que dinheiro, no final das contas, é importante, mas nem de longe é o principal.

Um Abraço, bons Lucros, nos vemos em breve.

A.A.

6 comentários:

  1. Parabens pelo post!!! Eu tenho sido bastante frugal tambem. Por enquanto morando com os pais, ajudo nas despesas e aporto 65% do salario. Estou tentando aportar ao máximo e aproveitar esta situação. Meu fluxo de caixa de FII já banca agua e energia. Vou te add no blogroll. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gari, Tudo bom?

      Grato Pela visita e pelas congratulações!

      Morar com os pais enquanto solteiro, desde que se ajude nas despesas de casa(e acredite, a maioria que mora não ajuda com R$1), para os padrões atuais de se casar mais tarde ou em muitas vezes nem casar, é muito bom para garantir um aporte maior e uma maior capacidade de ajudar os pais, caso venham a precisar, no futuro.

      Fico contente por adicionar meu conteúdo no seu espaço, te adicionarei também.Assim conseguiremos atingir mais pessoas com insights sobre Independência Financeira.

      Excluir
  2. Agiota, vc está no caminho certo.
    Afinal, frugalidade e disciplina nos aportes são os passos mais importantes para construção da riqueza.
    Sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Papai na Bolsa, Tudo bom?

      Obrigado Pela visita!

      Concordo Plenamente. Frugalidade e Disciplina são essenciais. Espero com o Blog conseguir influenciar os mais jovens a começar mais cedo.

      Se eu tivesse essa cabeça aos 20 anos, estaria em outro nível.

      Continuemos caminhando, um passo por vez, nos tornando melhores hoje do que fomos ontem.

      Excluir
  3. Isso aí meu parceiro. Você está no caminnho certo

    Enchergo em voce uma pessoa humilde que reconhece as coisas. Acredito que voce tenha um grande futuro pela frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FdC, tudo bom?

      Obrigado pelo Comentário Inspirador. É muito valioso para mim, vindo de alguém que tem uma figura de sucesso paternal e financeiramente dentro de casa.

      Foco na Ação. Resultado é consequência.

      Excluir