sábado, 16 de junho de 2018

Efeito Manada na Prática


Olá amigos e amigas de Atitude milionária, Tudo Bom?


Enquanto escrevo este POST, estamos no 7° DIA do PROTESTO DOS CAMINHONEIROS, e como escrevo quando tenho algo que julgue interessante de ser compartilhado, talvez quando postar já tenhamos passado deste momento. Mas o ensinamento é atemporal.

Assim que começou a paralização, houve uma corrida desenfreada das pessoas a mercados e, principalmente, Postos de gasolina.

Era fila em todos os lugares. Todos os mercados cheios, com as pessoas enchendo os carrinhos. Houve até uma reportagem onde uma senhora, com uma família de 4 pessoas, estava comprando, apenas de arroz, 15 PACOTES!!! Isso dá 75Kg de arroz. É MUITA COISA.Oque ela imaginava? Que a Paralisação duraria os próximos 6 meses?

Nos Postos, algo semelhante estava acontecendo: Carros e motos que raramente eram usados, que quase sempre estavam na reserva, de repente precisavam estar TODOS com o tanque cheio. E bem no dia em que foi predido para NÃO ABASTECER DE MODO ALGUM.

Maior procura que oferta, aumento de preços. Pode xingar os Comerciantes a vontade. É simplesmente lei de mercado.
Estavam se beneficiando da trajédia alheia? Sim. Mas como diz o ditado, “Enquanto alguns choram, outros vendem lenços.”
Particularmente sou contra este tipo de atitude, mas não vou fazer julgamentos. Cada cabeça, uma sentença.


Nisso, o EFEITO MANADA foi se tornando cada vez mais forte. Gente que NEM CARRO TEM, pegou um dos recipientes apropriados e foi comprar gasolina(pásmem).
Gasolina de 10 reais. Filas. Limite por carro. E como eu agi sobre isso? – Fiquei em casa. 

Afinal ainda tinha ¾ de tanque cheio, não é necessário encher em menos de 10 dias(costumo encher o tanque a cada 15 dias).
Hoje o tanque está na metade. E é verdade que sinto um pouco a vontade de ir com a manada. Quando passo perto de um posto e vejo fechado ou isolado com cones, me bate um frio na espinha de chegar uma hora que meu tanque vai zerar. Deve se parecido com quem compra uma ação e ela começa a cair, mesmo a pessoa tempo comprado pelos fundamentos, e naõ pelo preço. É muito difícil não ir com a maioria.

Como  este post não será  colocado online esta semana, devo atualiza-lo até o fim da greve. No momento, 7 dias, ½ tanque, leve frio na barriga quando vejo os Postos fechados.




Como esperado, retornei a escrever este POST quase 15 dias após o fim do Protesto. Qual o resultado disso tudo?

Como a população não ajudou, afinal era chegar gasolina em QUALQUER LUGAR da cidade que as filas já se formavam, tudo que o governo e empresários do ramo viram foi oque já é de conhecimento das montadoras de carros a décadas: Não importa o preço. Brasileiro PAGA.

Já os caminhoneiros, tiveram uma leve redução no preço do Diesel (pelo menos temporariamente) e, se não me engano, frete mínimo nacional.Também viram que podem subir o preço do frete, já que a população compra gasolina de 7 reais sem mal reclamar, que paguem mais caro no transporte dos outros produtos.Hoje mesmo, conversando com um cliente, este me disse ter visto ontem que os produtores de SOJA já não tem mais onde estocar a produção, mas não querem enviar para os pórtos no momento, já que o frete médio de 5K passou para, em média, 10K.

Quem tem algum contato com a área rural sabe que as margens são bem reduzidas, então um aumento deste no valor do frete vai inviabilizar a produção em vários casos. 

Não suportar ficar em casa durante o Fim de semana prolongado vai gerar um custo a nós e as gerações futuras. Afinal, se tem algo que aprendi no Brasil, é que PREÇO, depois que sobe NUNCA MAIS abaixa. Pelo menos não por muito tempo.

Claro que existe inflação, então é natural que os preços vão aumentando com o passar do tempo. Mas 100% em 30 dias??? Raiva ou Ganância.

Voltando ao foco financeiro do Post, oque podemos aprender com essa paralização, o desespero das pessoas e a corrida desenfreada por combustíveis, que pode ser útil para nossos investimentos?

Simplesmente: mantenha o controle. Se você compra Ações ou FIIs, atente-se aos Fundamentos. Nada de levar a sério que o “Senhor Mercado” está dizendo. Ele é Bipolar extremista. Hoje está empolgado ao extremo, amanhã acredita que o mundo vai acabar.

Se quer manter seu dinheiro e sua sanidade, não se preocupe. Vão vir outras tempestades, talvez até maiores. Também é verdade que depois de toda tempestade, o céu se abre.

Plante antes das chuvas, cuide das plantas, colha os frutos. Mas nunca arranque (venda) as árvores. A não ser que elas peguem uma doença séria(perca os fundamentos) deixe sua maquina de resultados quieta.

E você? Qual sua opinião sobre os protestos? Deixe seu registro nos comentários.

2 comentários:

  1. Fantastica analise. Concordo totalmente com vc. Tanto sobre os protestos como quanto aos fundamentos. Baixou o preço e o fundamento não mudou? Compra mais. Pois o mercado é muito facilmente influenciado hoje em dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudio, Bom Dia! Tudo Bom?

      Seja Bem Vindo e Obrigado pela Visita!

      Fico feliz por gostar do meu trabalho.

      Realmente, não podemos nos deixar abater pelos humores do mercado. Façamos nossa parte, o Resultado positivo é consequência de um trabalho bem feito.

      Excluir