domingo, 13 de maio de 2018

O ERRO DE R$50.000.00 Parte 2

Olá Amigos de atitude milionária! Tudo bom?

Hoje termino a história do ERRO DE 50K, espero que tenha gostado da primeira parte.



Como meu poder de aporte aumentou, tinha mais dinheiro disponível, e uma coceira atrás da orelha de deixar ele parado na bunda de um banqueiro Poupança até aparecer mais cheques para trocar.

Pensando nisso, um dia, me veio o Insight de que a cada R$400,00 que eu “aplicasse”, aumentaria R$5,00 no valor para receber na semana seguinte. Também teve outro detalhe muito importante: ao emprestar por semana e não por Mês, mesmo com o combinado de 5%, que divido por 4 semanas dá 1.25%/semana certo? Errado. Você se esqueceu de utilizar os juros compostos. Emprestando semanalmente, ao invés de ter um aumento no valor final apenas com juros de 5%, eu tinha 5.94%. Um ganho de quase 18.8% superior. Nada mal.


Neste meio tempo, comecei a ficar insatisfeito com o trabalho. Não com o trabalho em si, mas sim com os clientes. Era um trabalho voltado para o público jovem, e como vocês devem ter notado, a educação, no sentido de boas maneiras e respeito para com o próximo, diminuiu muito nos últimos 10 anos. O Jovem manda em casa, já que os pais não podem repreender (vocês já foram jovens, sabem que só falar tem vezes que não adianta, e uma leve repreensão física se faz necessário [Tudo bem se descordar]), mandam na escola, já que quando os alunos não são aprovados, não é o aluno que é repreendido, e sim o professor, tanto pelos pais do projeto de meliante aluno quanto pelo Estado (EDUCAÇÃO CONTINUADA = sabe escrever o nome? Deixe chegar no 9° ano) que quando chegam (chegavam) no meu negócio, achava que seria assim também. Porém eu não montei negócio para ser mandado por alguém com menos da metade da minha idade.


Não, eu não tratava mau meus clientes, só que em todo comércio há regras. E eles se negavam a obedecer. Poderia funcionar na casa deles, aqui não.
Com isso meu gosto pelo trabalho foi diminuindo, e somando-se o fato do crescimento da renda passiva de mais de 5% ao mês, fui ficando cada vez mais decidido a fechar.

Vi que com 2K/mês eu me manteria tranquilo, Sobrando até um pouco para aportar. Tendo uma segunda fonte de renda para aumentar meus aportes (esta que se tornou minha principal hoje) não teria de aguentar trabalho chato com horário, aportaria e ainda ficaria tranquilo. Muito bom.

Comecei a concentrar cada vez mais recursos neste cliente, seguindo a estratégia do Livro, E quando eu estivesse com 70K, iria retirando aos poucos, para Construir no terreno citado na primeira parte.


Para não parar de aportar, decidi entrar com um amigo Construtor e Vendedor de Carros na parte de comprar carros em leilão. É um pouco arriscado, mas se o carro estiver com o motor em dia, se gasta pouco com uma reforma estética e se vende com um lucro legal. Se não, você faz o motor e vende com um lucro menor. Fiz as contas dos cheques que tinha em casa, e davam quase 10K. Resolvi acumular este valor e, com outros 10K do meu amigo, começar a trabalhar com os leilões. Nessa época, eu já recebia quase R$400,00/semana do cliente. Nem preciso dizer que o mundo parecia Cor de Rosa.

Nisso estávamos próximos do fim de ano de 2016.


Antes de continuar, quero esclarecer que não me achava tão inconsequente assim com meu dinheiro, por que, em minha análise, estava protegido. Como ia na loja sempre, já que era cliente, estava sempre atendo ao que ele vendia, a movimentação da loja, conversava com ele, com a mulher dele (afinal, caso ele morresse, ela seria a dona da loja, então deixava meus negócios com ele sempre a par com ela) aos negócios dele (outra loja, carros para revenda, sítio) e tudo indicava que ele estava indo bem. E o pior é que até na cabeça dele, estava mesmo. Continuando:



Decidi que realmente iria fechar meu negócio. Coloquei as coisas a venda. Não consegui passar o negócio montado, então fui vendendo em partes. Recebia pouco a vista, a maioria no cartão em 10x.

Meu celular estava começando a ficar ruim, daí peguei um novo nessa loja, troquei por 2 semanas de juros. Olha...Ainda bem.

Reveillon. Estava na casa de um tio da então namorada. Depois da virada, voltei para casa. Eu havia sido roubado.

Pior do que o sentimento de não ver suas coisas lá, é o de ver tudo revirado. Dá um sentimento de invasão, de insegurança. Meus pais longe, sem ter como vir antes do dia 3. A namorada, que já tinha planos em sua cabeça de largar, para enfraquecer os laços não foi lá passar nenhum dia comigo. Amigos, todos viajando, curtindo o feriado.

Como gosto de deixar as contas em ordem, havia em casa 2K em dinheiro vivo, para pagar os impostos de janeiro (tentei pagar no dia 28, mas o sistema só aceita depois do dia 1°) que foi levado. Pularam o muro do fundo, porém levaram todas as chaves da casa. Acredito que queriam voltar para roubar a moto também. Gastei R$200,00 trocando fechaduras. Sorte que havia recebido no dia anterior, (R$400,00) que estavam na carteira.

No dia 6 meu relacionamento se rompe, vai Messenger.


O cliente não pagou em dia. Havia outras pessoas para receber dele. Fui conversar com os outros credores. Ele estava se alavancando. Pegou dinheiro emprestado para comprar o sítio. Muita areia e pouca terra boa. Pegou emprestado para comprar uma loja no centro. O negócio não virou. O furgão dele, que estava lotado de Eletrônicos caros, havia sido roubado no início de novembro. Daí todo o castelo de cartas se desmoronou. Dos R$400.00, ele me passou só R$100,00.

Na outra semana, ainda não era o dia de receber, vi a loja fechada. E assim ficou por 3 dias. Abriu. Só a esposa e os funcionários se encontravam. Um agiota (no mal sentido da palavra, daquele que ameaça e cumpre, daqueles que dão má fama a todos que apenas tentam um rendimento melhor do seu dinheiro) havia ido cobrar, se desentenderam, O Cliente perdeu a cabeça, sacou uma arma e atirou para assustar (acredite, pela disposição dos móveis da loja, é improvável errar alguém até sair pela porta) e o cobrador se foi. O cliente caiu na real da merda que havia feito. Fugiu. Deixou a mulher na loja.


Nas outras 2 semanas, para ajudar, eu ia todos os dias receber. Às vezes R$100,00...Às vezes R$50,00...Mas sempre dava os R$400,00 combinados. Até que cheguei na loja, e havia outro dono. E várias pessoas revoltadas, todas credoras dele, empréstimo ou mercadorias. Até o novo dono, um rapaz gente boa, porém firme, a quem devia 90K, propôs passar a loja para quitar a dívida.

Eu me lembro que cerca de 2 meses antes ele havia me oferecido um terreno numa cidade vizinha pela sua dívida. Como o terreno valia 25K, e a dívida dele quase 40K, não aceitei. Ah se ele houvesse falado a real...

Descobri que o Cobrador estava planejando sequestrar a mulher dele, para descobrir o paradeiro, ou fazer com que ele se entregasse. E o Pior, já nem queria o dinheiro. Só vingança Pelo disparo.

Os cheques começaram a voltar. E a época, eu não segurava os cheques e depositava na minha conta. Eu os passava para fornecedores. Estava muito preocupado. Oque gelou minha espinha foi ver em um levantamento que fiz que os 12K em cheques que tinha, 10K eram clientes dele. Quando descobriram que ele havia fugido, cancelaram os cheques. Desses, 9K estavam nas mãos de fornecedores. Eu já tinha perdido 40K, tinha de comprar várias coisas para a casa, e ainda teria de criar mais 9K para cobrir os cheques, afinal, meus fornecedores não tinham culpa. Prejuízo 2 vezes.


E para fechar a conta: Lembra da namorada? Que não foi me dar apoio psicológico após o roubo e se separou 5 dias depois? Então...Tinha uma compra dela de R$500,00/mês por 3 meses no meu cartão, o qual na data combinada, Ela disse que não poderia pagar, pois o comércio dela estava indo mal.

Então, o prejuízo, apenas em dinheiro vivo foi de mais de 60K, fora os eletrodomésticos que fui obrigado a comprar de novo. Sou Grato a DEUS por não ter entrado em depressão neste período.

A lição é clara, mas vou frisar: DIVERSIFIQUE! Não importa o ramo que atue, DIVERSIFIQUE!

Que minha história sirva de alerta para que outras pessoas não cometam o mesmo erro.

E você? Que erros com dinheiro cometeu? Comente!

Grato Pela Leitura.

A.A.


16 comentários:

  1. Cara, vou ser sincero: Por mais que os rendimentos com agiotagem sejam altos, somente quem é ruim prospera neste meio, ou seja, aqueles que se não pagar, matam.

    Se quer um conselho de um desconhecido virtual, o melhor é sair disto, pois num belo dia um cliente que terá seu dinheiro e pagando juros poderá estar endividado com outra pessoa ruim (agiota) e resolver o problema ceifando a sua vida ...

    Drogas também dão muito dinheiro, mas são ilegais, e não valem o risco.

    Agiotagem é a mesma coisa, melhor ganhar menos, mas viver tranquilo.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VdC, tudo bem?

      Na verdade, parece que em MUITA COISA apenas os ruins prosperam...

      Assisti recentemente uma mini série em 4 episódios da NETFLIX sobre Donald Trump: TRUMP: a American Dream.

      Não cumpre com a palavra, quebrou muita gente (pequenos construtores que juntos construiram o TAJ MAHAL, um cassino ENORME em Las Vegas)se alavancando e depois decretando falência... Hoje é visto como herói por muitos americanos e um incrível homem de negócios...

      Temos também o RAY CROC, o cara que ROUBOU o MC DONALDS dos criadores, usando de artifícios legais.

      E também não honrou um compromisso que fez aos irmãos, de que receberiam 1% do faturamento dos estabelecimentos indefinidamente.

      Não quero fazer isso indefinidamente, mas sim acumular um certo capital (como explicado em POSTs passados ou no seu blog, me falha memória agora) e ir para a área de construção.

      Obrigado por comentar, fico feliz que acompanhe meu trabalho!

      Ótima semana e Bons Lucros!

      Excluir
    2. Apesar de ser contra ataques anônimos, devido ao fato que mais de 30 pessoas leram o Post entre uma resposta minha e e outra (e provavelmente os comentários)muitos viram seu ataque,talvez não conheçam o VdC e já criem uma imagem negativa dele, Deixo aqui o Espaço Livre para o DIREITO DE RESPOSTA.

      Excluir
    3. Amigo AA, não perca tempo com este tipo inútil.

      Infelizmente meu blog cresceu muito, e sempre me deparo com estes mesmos comentários, com intuito de jogar as pessoas contra meu blog e a mim. Não tenho nada contra ninguém, e na minha vida sigo a filosofia de fazer o bem! É assim que estou colhendo frutos na minha vida.

      Se quer um conselho, no meu blog 'haterismos' eu apago, pois desmotiva os leitores a este ambiente.

      E ao anônimo, desejo que ele encontre algo que o satisfaça, talvez buscar uma religião, pois atacar as pessoas com mentiras é algo muito ruim! Você colherá apenas coisas ruins em sua vida, tentando prejudicar os outros meu amigo ...

      AA, se puder apagar, agradeço, se não será mais um blog que não poderei participar e comentar, pois tenho evitado até comentar pra não gerar comentários maldosos nos blogs dos parceiros.

      Ps.: A cada comentário maldoso destes com mentiras, eu fico com mais forças pra manter o meu blog! Obrigado Anon :)

      Abraço e que Deus ilumine o coração deste cara aí ...

      Excluir
    4. E aí Stifler, beleza?

      Vai ficar inventando coisas até quando?

      Excluir
    5. Olá VdC, tudo bom?

      Sim, pretendo apagar, só queria deixar você ter o direito de resposta antes.

      Você tem muita experiência, e seus comentários são muito bem vindos, e sempre tem algo a acrescentar.

      E como eu disse, Não gosto de ataques anônimos.

      Excluir
  2. Rapaz, como faz pra controlar a inadimplencia? Na minha região quando um cheque volta (não faço agiotagem, é de cliente mesmo ) é a maior dor de cabeça pra receber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, Tudo bom?

      Amigo, acredito que o modo é o mesmo em qualquer lugar...Escolher bem o cliente, e não deixar ele te dever muito. É melhor uma pequena perda agora do que uma grande no futuro.

      Valorize sua intuição também. Este rapaz do Post mesmo, no início algo me incomodava, mas eu me convenci que era medo do novo, afinal iniciava em uma atividade.

      Outra coisa é pegar garantias...Como no Caso é loja, fica mais difícil...

      Se começar a ter muita dor de cabeça com Cheques, concentre as vendas em dinheiro e Cartão. Ambas são dinheiro do Bolso.

      Ótima Semana e Bons lucros!

      Excluir
  3. Cara vou dar minha visão, uma pessoa que começou do zero e a cada dia me vejo próximo do meu sonho...

    todo investidor corre risco, sempre vai ter pessoas que vão dizer sai dessa isso e aquilo , na boa? só você sabe se isso realmente vai te dar retorno, temos de ser ruins? sim as vezes temos de forma firme não de forma má, dinheiro e negocios é igual agua e oleo nunca mistura , já abri alguns negocios já mechi com outros enfim, cada aprendizado fez eu chegar na agiotagem, como o amigo ai em cima citou "tem de ser ruim pra ficar rico" , discordo completamente, tem de ser Esperto para se dar bem isso sim, saber pra quem empresta, saber se sua cidade e boa para esse negocio, tudo como qualquer negocio, hoje meu negocio está no piloto automatico, assim como os amigos ai tenho dor de cabeça mas sinto que quanto maior meus aportes elas são menores , vou explicar por que, cada vez conheço mais gente boa , gente que merece minha confiança, em ajudar , para muitos agiotas o bom é so o dinheiro , longe de mim, levo isso como um negocio ajudar o proximo a resolver o seu problema , sempre digo para meus clientes , sua palavra vale mais que qualquer papel, eles confiam em mim e eu confio neles, precisa cobrar? vou cobrar , quer dizer que se eu tivesse um comercio e tivesse de cobrar eu nao cobraria , mas eu compreendo se o cara está arrochado, você acertou no ponto da diversificação, no inicio o lucro e baixissimo , muitos agiotas erram em querer enrriquecer rapido, e necessario um estudo, metas claras e objetivas, esquecer ganhar muito e rapido e sim ganhar pouco por muito tempo, tenho clientes que estão me pagando o juros faz 2 anos, ja tive 200% de retorno em cima isso que não estou contando o juros sobre juros, realmente o negocio que deu certo para mim foi esse eu estou bem mais tranquilo e digo só você sabe os seus riscos, mas risco mesmo e aceitar um salario meia boca em uma empresa e trabalhar por 10 20 anos e ser mandado embora sem nada praticamente, eu so trabalho com indicação, não digo que nunca tive prejuizo mas meu prejuizo e muito bem calculado, hoje se eu perder 50% de todo meu patrimonio ainda estarei no lucro , dobrei meu capital em 5 meses , se vou parar de ser agiota ?não sei mas que está dando certo está sim, prefiro a agiotagem a bitcoins e moedas digitais, e se fosse facil , estaria cheio de agiota por ai, o negocio e sangue frio e pulso firme mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Poderoso, Tudo Bom?

    Seu Blog é uns dos que acompanho, e você é uma motivação.
    Tanto por dicas no ramo como pelos Posts completamente enriquecedores que acrescentam a todos, não apenas a nós agiotas.

    Também acho as Criptomoedas mais arriscadas que agiotagem.

    Concordo, tem muita gente boa por aí, e eu também gosto de emprestar para quem está crescendo e precisa de dinheiro para potencializar o negócio. Dá uma Satisfação tão grande ver que seu dinheiro construiu algo bom.

    Já para endividados não é bom nem com garantia, afinal você não vai ajudar, só vai afundar ele mais.

    Tenho um post na agulha que retrata bem isso, em como nosso empréstimo underground pode ajudar quem o Sistema financeiro tradicional não ajuda.

    Fico feliz que acompanhe meu trabalho, e continue com o ótimo Blog.

    Uma Excelente semana e Bons Lucros!

    ResponderExcluir
  5. Apesar de no post anterior você ter tripudiado do "anon e seus comentários construtivos", deixo aqui meu comentário:

    Aconteceu exatamente o que falei no post: o cara pagava CERTINHO, você aumentou a dívida, o cara pagou certinho até o dia que não pagou mais.

    Isso é a tática mais velha do mundo cara.

    Não tem nada a ver com diversificar. Infelizmente você perdeu 60 mil reais e não aprendeu o básico: jamais, eu digo, jamais invista em algo que não possui segurança.

    Você emprestaria seu dinheiro a 30% ao ano para a coréia do norte só por que os juros são altos?? Não né? Então é a mesma coisa filho.

    você se ferrou por absoluta falta de controle de risco. E quando eu falo em controlar risco não é "calcular" e "esquecer" como muitos na blogosfera fazem. Aí quando dá merda, o vem chororô. Controlar risco é não se meter com investimentos sem qualquer VALOR apenas em busca de retorno rápido.

    Olha o que você falou: "dão má fama a todos que apenas tentam um rendimento melhor do seu dinheiro"

    Dão má fama a todos que não sabem calcular os riscos do próprio empreendimento.

    O agiota que anda armado e atirando é o maluco que acha que o risco de ir para a prisão ou até mesmo morrer compensa ele emprestar dinheiro a fundo perdido e cobrar com violência... ambos estão errados, desculpe.

    Você vai perder mais 60k por que não entendeu ainda os conceitos básicos, infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anom, Tudo bom?

      Este comentário foi mais bem estruturado, de fala firme,forte, porém não agressiva. Essa parte de controle de risco é muito certa. Independente do valor, sem garantias(Fundamentalistas para ações, Governamentais para títulos, físicos em algum bem de fácil venda para agiotagem [que se tem garantia física, acho mais correto chamar de penhor]) você (eu) transfere todo o Poder para o pegador do empréstimo.

      Então eu tenho duas escolhas: parar de tratar isso como uma "Roleta Russa", em que empresto e torço para receber, ou pego garantias, de valor bem superior ao empréstimo (2x)para que no caso de não receber no período estipulado, venda com deságio do preço de mercado, para vender rápido, mas mesmo assim ainda mantendo o lucro que teria caso recebe os juros acordados.

      Apesar de não querer fazer disso uma carreira (se acompanha meus posts, deve saber que tinha uma meta em mente) perder tudo quando só faltava 10K para atingir meu objetivo é frustante.

      Então é seleção Natural.OU eu evoluo como agiota, ou desapareço.

      PS: O nome do Blog é exatamente para isso: me Lembrar de o quão Burro e Novato eu sou.

      Tenho que evoluir muito, e comentários construtivos iguais os seus nos deixam mais fortes.

      Obrigado por acompanhar meu trabalho aqui no BLOG e comentar.

      Comentários são a única forma de saber se nosso conteúdo agrada e agrega valor para quem acompanha.

      Grato.

      A.A.

      Excluir
  6. Cara , lendo o seu blog . Percebi que voce passou por uma fase critica da sua vida. Tanto profissionalmente como pessoalmente.

    A Situação da sua loja , o roubo , o namoro.. aí esse Prejuizo.

    Parabéns por ainda estar de pé e almejar melhorar cada vez mais.

    Sobre o mal negócio, foi muito vacilo da sua parte ter deixado a situação chegar nesse nível , realmente é um controle de risco. Eu mesmo no meu ramo , não gosto de trocar cheques maiores que 4.000 , as vezes o cliente é o mais top de todos , rico e honesto. Mas é uma questão de analisar o risco , se chego a perder 5k , já 20% do meu patrimonio.. enfim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FdC, tudo bom?

      Então, realmente não houve gerenciamento de risco real nenhuma. Mesmo quando meu sexto sentido gritava, achava que era medo do novo...


      Enfim, foi um aprendizado. Caro, mas aprendizado. O Post do Amigo Anônimo ajudou muito, me fez ver o "Jogo" de um modo diferente. E outra, se trabalhamos como bancos, temos de ter garantias como bancos. Valores mais baixos podemos até correr o risco, mas sinceramente vou estudar formas de evitar.

      Acredito que ter passado por todas as barras ao mesmo tempo me tornou mais forte. Tem dias que a gente pensa "Nossa, se isso não estivesse acontecido, já teria os apartamentos a venda"... Mas tudo bem. É questão de tempo até acumular o valor necessário de novo. Obrigado pela Leitura e continue comentando. Comentários são a única forma de sabermos oque o pessoal está achando do nosso trabalho.

      Excluir
  7. Se você está procurando apartamentos de alto padrão na praia, conheça a Riviera de São Lourenço. Um ótimo lugar para investimentos! Acesse: www.pratesimoveisriviera.com.br

    ResponderExcluir