sábado, 26 de maio de 2018

Agiotagem e o Sistema Financeiro Legal


Olá Amigos de atitude milionária! Tudo bom?


Resolvi fazer este POST depois de ler os comentários de um artigo no BLOG do amigo O FILHO DO CHEFE falando sobre o ato de trocar cheques e/ou factoring não regulamentado.


Sim, de acordo com a nossa legislação, é crime. E como o amigo JARDINEIRO postou, desde a Roma antiga. Tenho minhas próprias opiniões e teorias sobre o assunto.

Na antiguidade, o Poder se encontrava nas mãos dos Reis, Imperadores e Religiões. E nem a Igreja e muito menos os Monarcas queriam seus súditos buscando uma melhora de vida, pois isso poderia significar se revoltar com o sistema vigente. A Igreja propagava a máxima de que “Se você nasceu filho de camponês, foi porque assim Deus quis, e querer outra coisa, é ir contra a vontade do Criador.”

Não sei se você acredita em uma Força Superior, eu particularmente acredito (te respeito e defendo seu direito de não concordar) e meu Deus quer o melhor de mim, me deu o Livre Arbítrio para tentar evoluir por conta própria, sendo eu mesmo responsável por meus méritos e falhas.

Então se um camponês acumula algumas moedas de Bronze, e as empresta a outros camponeses, trocando parte da produção desses (grãos por exemplo) como garantias, esse camponês com o tempo vai prosperar. Ensinando os filhos a continuar seu método, e esses ensinando a próxima geração, esta família pode se tornar Rica e Respeitada, talvez tendo mais influência, com o passar dos tempos, do que o próprio rei. E Reis querem ser absolutos.

Este é um pensamento completamente errado, pois a antiga Babilônia se tornou a cidade mais próspera do seu tempo, não por ter um rei que queria apenas ovelhas em seu reino, mas sim por ser um governante que estimulava a prosperidade em suas terras.
Resumindo: Usura era crime não pelas altas taxas (o que não existia, afinal inflação, fora dos períodos de guerra, praticamente não existia), mas sim pelo potencial de crescimento de quem a praticava, o que incomodava governantes e o Clero.

Isso hoje ainda é verdade, a menos que você tenha QI Duplo (Quociente de Inteligência e o famoso Quem Indica) para tem influência para conseguir as licenças para Operar como FACTORING ou FOMENTO MERCANTIL. Com o Carimbo certo do Governo você pode cobrar 500% ao ano, tomar a casa do cidadão e mesmo assim ele ainda ter dívidas e está tudo certo. Algo completamente legal. Vou demonstrar com dois exemplos reais, como o sistema financeiro não foi feito para ajudar o pequeno, e, sem nós, “Criminosos contra a economia popular”, menos empregos e impostos seriam criados.


Exemplo 1:

Um cliente, proprietário de uma pequena fábrica, presta serviços para outras empresas. Devido à concorrência, suas margens diminuíram muito. Só foi se dar conta disso, quando o caixa já estava baixo. A empresa continua produzindo, mas lucrando menos. Desfez de alguns funcionários, o dono colocou a mão na massa para economizar com mão de obra. Não foi o suficiente. Precisou de dinheiro. O Banco queria um imóvel próprio de garantia, coisa que ele não tem. O Carro, um SUV, não aceitaram devido ao risco (colisão, Roubo, Apenas esconder em caso de busca apreensão...), ele estava quase fechando as portas por falta de capital de giro, Desempregando 3 pessoas (os melhores funcionários, que manteve) a fonte de renda da família, porque, toda a renda vem da fábrica, e até colocando em risco o próprio casamento, afinal, sabemos que o segundo motivo de separação é relacionado a (falta de) dinheiro.

Na época, 2 funcionários dele eram meus clientes, para quem eu trocava cheques a vista, já que quando saiam do trabalho, os bancos já estavam fechados, e precisavam do dinheiro quanto antes.

Comentaram de mim, a quem ele procurou, contou sua história e pediu o dinheiro todo. Coisa que eu não tinha. Contei a história a minha mãe, que devido ao bom histórico do funcionário dele conosco (afinal, se o funcionário troca cheques regularmente, isso significa que ele paga em dia) Resolveu ajudar. Mas também não tinha todo o dinheiro. Propôs então a ele emprestar o suficiente para ele trabalhar na semana, e os vales(expliquei sobre eles no POST “Atualização Patrimonial”) que pegasse das outras empresas, passasse para ela, que serviriam de garantia do valor e prova que ele vendeu naquela semana, ela iria emprestando conforme pudesse, para tentar fechar o mês, e assim ele conseguisse fazer o negócio girar. Deu certo.

Graças a minha mãe, que nosso sistema financeiro intitula como “Usurária”, esta empresa ainda está viva (passou-se cinco anos desde o ocorrido), 3 pessoas não perderam seus empregos, e a família continua unida. 
É... Somos monstros.


Exemplo 2:

Este foi comigo mesmo. Fui montar o negócio (que fechei ano passado, conto sobre isso aqui) e pensei em montar tudo de uma vez. Procurei um grande Banco Estatal, afinal o governo tem interesse em aumentar a riqueza do país, Certo?

Precisava de 20K. Pediram uma garantia. Ofereci um imóvel da família, coincidentemente próximo dessa filial do Banco, como garantia. Valor de mercado à época: 100K. Quitada, IPTU em dia, tudo certinho. Me pediram R$5.000,00pela Hipoteca (Leia-se: um funcionário do Banco ir até o local olhar a casa) antes de aprovar o empréstimo.

OU seja, antes de colocar as mãos no dinheiro, já teria um ágio de 25%, fora os juros.
Desisti do empréstimo, fui trabalhando, economizando, e fui montando aos poucos. Deu trabalho, mas consegui. Muitos não tem a mesma sorte.

Duas empresas, que pagam impostos, geram riqueza, e até alimentam famílias, que se dependesse do nosso SISTEMA FINANCEIRO, não existiriam.

Eu sempre gosto de dizer que nada no mundo é Preto ou Branco. A vida é muito complexa para se definir entre 8 ou 80. Vivemos, na maior parte do tempo, no “Cinza”. Legal o suficiente para não ser preso, Ilegal o suficiente para ter lucro e não quebrar.

Claro que há exceções, mas prefiro trabalhar com a regra.

Há sim os Agiotas Criminosos, que ameaçam, machucam e matam, há os Colombianos que lotam as cidades brasileiras com juros astronômicos de 1% AO DIA(!), mas a maioria são pessoas que apenas querem fazer seu dinheiro trabalhar para elas, que devido ao pouco montante para aporte mensal, correm maiores riscos, buscando maiores recompensas.
Exemplo dos empréstimos com juros diários feito por Colombianos


Um Abraço, bons Lucros, nos vemos em breve.

A.A.

6 comentários:

  1. Tem mais um motivo para o governo não gostar desse "mercado paralelo": Eles não recebem nada diretamente por isso...

    http://investiremdisciplina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo IeD.

      É o mesmo caso de quem viaja para o Paraguay.

      Hipoteticamente, vamos nós 2 até Ciudad Del Leste, Compramos EXATAMENTE a mesma coisa, só que na hora de vir embora, você declara tudo, e eu não.

      Você será chamado de IMPORTADOR, e eu de CONTRABANDISTA (ou CÉLULA TERRORISTA, segundo a CIA).

      A diferença? Você pagou impostos, e eu não. Mas se não fosse tão abusivo (50% no excedente a US$300) Não haveria motivos para não declarar.

      Mas é assim no Brasil.Montanha de impostos, Governo Inchado, Caro e Corrupto.

      Excluir
  2. eai amigão !!
    cara as pessoas querem falar sobre proibido e legal em um país que todo mundo quer ser politicamente correto, eu só digo a essas pessoas que enquanto elas querem ver quem é certo ou errado em busca dos sonhos , eu estou cada vez mais proximo!
    vamos pra cima meu amigo o fluxo não pode parar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Poderoso, tudo bom?

      Ótimas palavras Amigo!

      Eu só completaria com Querem PARECER politicamente corretos. Os VERDADEIROS são poucos.

      Excluir
  3. Bom dia.

    Se alguém aqui faz emprestimo de vdverda, me manda um e-mail: jeanmarcos.silveira@hotmail.com
    Não consigo encontrar um agiota na minha cidade e na internet só achei golpista que pede taxa antecipada. Preciso de um valor relativamente baixo e pago até o dobro de juros se for necessário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jean, tudo bom?

      Então Amigo...Do mesmo modo que alguém que pede uma taxa antecipada na internet é golpista, alguém que nunca vimos, não sabemos onde moram e que só temos um E-mail para contactar também nos parece.

      Não me entenda mal. Com certeza você é uma boa pessoa. Mas é um risco muito grande.

      Continue procurando, certamente existe alguém na sua cidade.

      Abraços e boa Sorte!

      Excluir