sexta-feira, 27 de abril de 2018

O ERRO DE R$50.000.00

Olá Amigos de Atitude Milionária!!! Tudo bom?

Quem acompanha o BLOG (que está bem novo, facinho de maratonar, Fica a dica) viu minha primeira demonstração patrimonial. Confesso ser um valor bem baixo, levando em consideração minha idade (30-35), mas o valor é assim tão contraído por que decidi fazer um Canal voltado para este ramo tão controverso quanto Agiotagem. Sei que perco alguns leitores que nem abrem o BLOG por conta do nome, mas decidi fazer um assim, então sem choro e mãos na massa.


Tenho um veículo, que não considero patrimônio por ser um passivo (algo que só te gera despesa) e também um terreno, plano, bem localizado, que vale 100K sem muito esforço. Como o Objetivo principal da agiotagem é levantar dinheiro para construir e vender nesse terreno, ele hoje me gera uma despesa bem pequena ao ano a título de impostos. Coisa pouca, mas por ora, ele apenas tira dinheiro do meu bolso. Logo, um passivo.
Para quem já leu, e se não leu, eu indico, o que disse acima aprendi no livro PAI RICO PAI POBRE, leitura obrigatória para todos que buscam Independência Financeira.

O Criador e a Obra

Mas a outro livro, bem famoso também, que li, não entendi a mensagem ou apliquei errado o que o livro ensinava, que me fez ter o prejuízo supra citado. E este foi OS AXIOMAS DE ZURIQUE.

Nele, você encontrará alguns ensinamentos controversos, indo na contra mão do que ensinam os educadores financeiros. E como te convencem no começo do livro que todo o sucesso do país se deve a inteligência com ativos que eles tem (A Suíça é um país montanhoso de agricultura difícil.) você acaba indo contra tudo que aprendeu e resolve arriscar com os ensinamentos deles.
Estude, mas aplique com moderação.


Tinha acumulado 4K, e procurando uma rentabilidade boa e sem muita burocracia para ele, entrei com contato com alguns amigos lojistas, e ofereci para trocar algum cheque que porventura tenham pego de vendas parceladas mas precisavam do dinheiro antes do prazo.
Um se interessou, e me passou 4 cheques, que juntos davam um valor final de R$4.200,00. Não me recordo de quanto passei para ele, pois os cheques eram em datas distintas.
Chegando a data para depósito, eis que os 2 voltam, totalizando R$1.500,00. Fui à loja, avisei, e ele pediu para buscar daqui uma semana. Apareci, e ele me viu, se assustou e disse “- Nossa, tinha me esquecido de você!” e me deu Apenas R$500,00. Na outra semana, eu faria uma viagem para outro estado com namorada, daí avisei que precisaria de 1K. Ele me conseguiu R$800,00. Fui viajar, fiquei fora 2 semanas, e ao voltar, conversando com um amigo em comum, ele me disse algo que na hora me pareceu ser uma ótima Sacada (E no momento foi mesmo) que me fez mudar o modo que trabalharia com ele.


Peguei os outros 2 cheques (R$2.700,00) e o que ele ainda não tinha pago (R$200,00) e devolvi para ele, dizendo que a 5% ao mês dava R$145,00, então falei que até ele me pagar, iria me pagando Este valor. Fui meio descrente no primeiro mês, porém ele pagou certinho. Peguei R$45,00 e devolvi o restante para ele, assim, no mês seguinte, ele me daria R$150,00. No dia ele me pagou, mas ao invés de pegar o dinheiro, dei R$50,00 do bolso, daí no próximo mês, seriam R$160,00. E assim o tempo foi passando, havia meses em que pegava todo o dinheiro, outros em que eu pegava parte, e outros em que inteirava um pouco do bolso para aumentar o montante no mês seguinte

.
Neste meio período, acumulei mais capital e comecei a trocar alguns cheques para outros clientes, e como ele estava pagando os juros em dia, acabei trocando alguns para ele também. Alguns caiam, outros voltavam. Os que voltavam eu incorporava no montante da conta, e aumentava os juros mensais.
Como o amigo do Blog AGIOTAS S/A exemplificou em alguns POSTs, neste ramo hoje você está com dinheiro nas mãos, amanhã já não. Como namorava na época, não era muito legal não ter dinheiro para um barzinho (Bonitos porém baratos, Bares caros causam alergia em minha carteira) ou um churrasquinho para 2-3 pessoas (sempre tem um/uma cunhado para “serrar”) no fim de semana pelo menos. Daí notei que os juros mensais estavam em R$240,00; Então pensei: “Ué, por que não receber por semana? Sempre terei um trocadinho no FDS e aperta menos o caixa dele.” Propus e foi aceito.

Churrasco é uma Paixão.


Mas Agiota, e sobre o ensinamento do Livro que te levou a cometer um erro?
Certo, hora de voltar a falar dele.

O ensinamento diz que DIVERSIFICAR é algo bom, porém apenas depois que você tem um capital maior, enquanto ainda tem pouco, deve arriscar, por que afinal, se perder tudo, o “tudo” será bem pouco. Do que adianta tem várias cestas de ovos se só tem 1 ovo em cada cesta? Os empréstimos iam bem, havia acabado de pagar o meu terreno, meu sentimento para com o trabalho era neutro, meu poder de aporte aumentou...Então, naquele momento, fazia todo o sentido.
Mas a vida adora mostrar que você está errado...

Caia, Aprenda, Levante.


Notei que o post está ficando muito longo (ao estilo VIVER DE CONSTRUÇÃO [Risos]), então dividirei em 2 partes. Espero que estejam gostando da leitura.

Até a próxima, Abraço!

9 comentários:

  1. muito legal amigo, cada um de nós teremos uma forma de trabalhar , uma dica é trabalhar com metas e a desvantagem é receber picado o ideal é depositar tudo, todo dinheiro seja 20 30 reais junta vai la e deposita como se fosse sua empresa abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá P.A., tudo bom?

      Então, estou evoluindo a cada dia o modo de trabalhar. É melhor quando os erros são mais baratos...

      Fique ligado, a Conclusão é chocante!

      Excluir
  2. Fdp kkk deixou um gostinho de " quero mais" na história , fiquei curioso para saber o desfecho dessa história.

    ResponderExcluir
  3. FDP = Filho do Patrão??? kkkk

    Boa Noite FDC, tudo bom?

    Quando comecei a escrever ele, não tinha essa intenção. Mas como já comentei em um POST anterior no blog, "Inspiração é a chave",e tem semanas que não aparece inspiração alguma (essa semana mesmo...Apesar de pouco produtiva, não me veio *Start*algum para escrever. Já neste fui escrevendo, (era algo que já queira falar) vi que ficou muito grande e que daria para ser dividido.
    Quero manter uma periodicidade no blog, e para isso preciso aproveitar ao máximo quando a inspiração surge.

    Gosto muito dos seus posts também FDC, e notei que está mantendo um dia patrão para as postagens. Muito bom.

    SPOILER: Estou para resolver um problema com um cliente (assim espero) que vai render um POST,e o Ponto de vista de vocês será muito útil.

    ResponderExcluir
  4. Pode deixar que eu completo a história mesmo sem ter lido: ele foi "pagando direitinho" e aumentando a dívida contigo até chegar em 50k aí declarou o calote.

    Essa é mais velha que a posição de cagar

    ResponderExcluir
  5. Legal cara. Acho que todo meio de ganhar dinheiro de forma legal é válido e a troca de cheques é permitida na lei de fomento mercantil (se você abrir empresa é legal fazer isto).

    Eu fiz algumas transações com amigos empresários comprando mercadoria à vista com desconto e recebendo à prazo. Foi ótimo, pena que acabou eata atividade.

    Sucesso aí e manejo de risco sempre.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VDC, Boa Tarde, tudo bom?

      Presença Ilustre aqui no Blog, Seja bem vindo!

      Realmente é uma atividade boa, Mas estou no início, tanto em conhecimento quanto financeiramente falando, mas vou evoluindo mais a cada experiência.

      Você é uma inspiração para todos da Esfera Financeira, Tanto por ter atingido os 7 dígitos quanto pela altíssima qualidade das postagens.

      Excluir
  6. Porra tem que agiotar pra mim, karalho. Eu pago direitinho.

    ResponderExcluir