segunda-feira, 26 de março de 2018

Por quê Agiotar?

Economizar não é algo natural. Nossa evolução vem de milênios em que se caçava hoje para comer hoje, a agricultura é bem mais nova. E Poupar, ainda mais no Brasil, mais ainda.
Quando se fala em economizar, as pessoas já se defendem dizendo coisas como “Vou viver o hoje, vai que eu morra jovem”, “do que adianta ter dinheiro e não ter saúde para aproveitar?” e a famosa “Caixão não tem gaveta”.
O que mais me incomoda é o fato dessas pessoas pensarem que “ou é 8 ou 80”. Não, entre os dois tem 72 níveis, e você pode confortavelmente viver um equilíbrio entre eles.
Guardar metade do salário e ficar em casa no fim de semana vendo TV ou sair para beber com os amigos todo fim de semana? Nem um nem outro. Que tal guardar 25% e sair 2x por semana? Você ainda vai se divertir, vai evitar que aquilo vire rotina (porque não importa o que você faça ou quão divertido seja, se fazer sempre, vai se acostumar e aquilo não terá mais graça) e de quebra, pelo menos, ter uma grana em um colchão de segurança para alguma eventual necessidade ou, melhor ainda, oportunidade.

Já fui incrivelmente exagerado. Em várias coisas. Obeso, gastador e insatisfeito. É incrível como as coisas tem ligação. Assim que comecei a tratar uma, as outras também foram se modificando, tudo naturalmente, sem que eu ao menos notasse.
Resolvi emagrecer, a grana absurda que gastava com FAST FOOD começou a ser economizada, resolvi dar um destino a esse dinheiro, algo para o futuro. Comprei um Terreno.
Quem já estudou um pouco sobre hábitos sabe que eles são formados primeiro identificando um problema que você quer resolver, daí precisa da deixa, o “Gatilho” que vai fazer você fazer algo, para depois vir a recompensa.
Grandes objetivos precisam de grandes recompensas. Guardar dinheiro apenas para ver números maiores na tela do celular não vai te deixar motivado quando qualquer gasto bobo aparecer, seja trocar o celular ou videogame. Você precisa de objetivos. E se trocar o Celular é um objetivo, tudo bem. Mas crie metas para ele.
Falei muito mas nada que condiz com o título do texto. Pois bem, é hora de dar lógica a sua leitura.
Expliquei que tenho o terreno por que ele é o motivo, o meu “gatilho” para economizar e correr os riscos inerentes da atividade. Explico:
- Quero IF, e construção Civil é algo que aprecio bastante. Mas é algo que precisa de um bom capital para empreender, E para acumular capital você precisa de APORTE, TEMPO, & JUROS COMPOSTOS.
Os macro nutrientes são estes. Não tem como negar ou mudar isso. Mas tudo bem querer potencializar. No meu caso, aumentando os JUROS COMPOSTOS, eu consigo aumentar os aportes, o que vai fazer o tempo para atingir determinada cifra diminuir.
Mirar direto no número mágico de 7 dígitos pode ser algo muito distante, e pode te fazer desistir. E conforme seu capital vai aumentando, é bom ir modificando as estratégias, afinal o risco que se corre com 50K não pode ser o mesmo que irá correr com 500K.
Minha meta Inicial é atingir 70K. Com este dinheiro, vou Construir 4 apartamentos (2 Meus e 2 da construtora) no terreno, O que vai alavancar meu capital, e permitir ir para investimentos maiores.

Depois dessa primeira meta atingida, quero agiotar apenas ao ponto de pagar minhas despesas fixas e de lazer (as quais tenho um teto para os gastos) e o novo capital ir para novos investimentos. Quem sabe Renda Variável (Empréstimos são mais arriscados que AÇÕES).

Obrigado a você que chegou até aqui, fique a vontade para comentar, e deixe dicas e sugestões para que juntos consigamos deixar este BLOG cada vez melhor.

Atenciosamente:

 A.A.

9 comentários:

  1. Fala Agiota Amador , seja bem vindo a blogosfera meu caro. É Sempre bom novas pessoas compartilhando seu dia a dia e historia de vida. Me identifiquei bastante contigo em relação as idéias e também sou agiota na minha região , só que trabalho somente com Troca de Cheques Pré Datados , oque me rende uma boa grana..Enfim , queria te dar uma dica , mudar o template do blog , esta cor preta com letras brancas são dificeis de ler. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Poderoso Chefinho! Obrigado pela Recepção e pelo toque sobre o tema! Se poder me inclua no seu Blogroll. Seus comentários sempre serão bem vindos!

    ResponderExcluir
  3. Grande Agiota amador,gostei de sua história.
    Queria agiotas também mas acredito que vou ter grandes problemas, aqui no RJ é muito difícil isso devido a quantidade de bandidos e amigos de bandidos e polícias que são cheios de marra...
    Aqui pelo menos acho arriscado.
    Como você arranja seus clientes?

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia ISN, Tudo bom?

    Verdade, Rio de Janeiro deve ser MUITO mais complicado mesmo.
    Mas mesmo no interior não está tão diferente. Eu mesmo, quero começar a emprestar via Cartão de Crédito, por que daí quem faz a avaliação de risco do cliente é a Financeira que disponibilizou, mas estes são mais raros, quando nos procuram, já é com o cartão todo gasto.As vezes até para cobrir o buraco do cartão (ele cobra 15% a.m., E eu de 7% á 10%).
    Mas voltando ao foco, é complicado conseguir também por que aí teria de divulgar em grupos de FACEBOOK e WhatsAPP, oque acho muito arriscado, por chamar a atenção de todos (ainda mais de quem quer é roubar).

    No início eu que divulgava para conhecidos, mas como quando você procura, você topa com muitos créditos podres (estes não inclusos em meu post mais novo "Atualização Patrimonial") Eu agora me mantenho em pessoas já com um histórico comigo e a empresa de quem eu troco vales ( Além dele vender para boas empresas, ainda é uma pessoa honesta)

    Conforme o patrimônio for crescendo, terei de modificar isso,e criar estratégias para proteger o principal, mas por enquanto, vou trabalhando assim, correndo riscos maiores.

    Obrigado Pela visita e continue acompanhando nosso trabalho!

    ResponderExcluir
  5. Bom ler sua história. Eu também comecei a emprestar uma grana em 2017, até agora está tudo indo bem. Queria algumas estratégias para aumentar meus clientes. Vc pode me passar?

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia Fernando, Tudo bom?
    Olha, neste ramo trabalhamos com uma coisa cada dia mais escassa, e não me refiro a dinheiro. CONFIANÇA.

    Em um mundo perfeito, todos que te procurassem já iriam com o cartão de crédito ou com os documentos do carro/moto/videogame em mãos para emprestar, no máximo, 70% do valor dos bens naquele momento. Mas oque acontece na realidade são pessoas sem garantias e muitas vezes sem caráter, pois quando precisam de dinheiro, recorrem, felizes, a você. E na hora de pagar, Ativam essa Lei hipócrita que diz que somos criminosos emprestando a 7% enquanto CHEQUE ESPECIAL, ROTATIVO DE CARTÃO e EMPRÉSTIMO PESSOAL PARA NEGATIVADO cobram de 15% ao infinito, e são instrumentos legais de crédito.

    Não tenha pressa, continue trabalhando com sua base de clientes confiáveis, com o tempo e aumento do seu networking, seus clientes vão aumentando organicamente, de um modo que você controle sem muito esforço.
    Mas não se engane, entre os confiáveis haverá sim, frutas podres, que não vão te pagar mesmo tendo condições, pelo simples fato de não querer te pagar, ou então achar que o mundo é cruel com eles.

    Para aqueles que atrasam por que as coisas estão piores do que ele acreditou que estariam, tenha paciência. Se possível, negocie novos juros. Já reduzi taxas para ajudar uma fabriqueta de calçados ano passado. Em uma conversa rápida nós vemos a diferença entre quem não quer pagar de quem não está em condições de pagar.

    Infelizmente ainda não pratico isso, mas meu conselho é:
    *Empreste sempre valores baixos
    *Pegue garantias
    *Empreste, no máximo, 70% do bem que estará garantindo o empréstimo. O ideal são 50%.

    Espero que o texto tenha ficado coerente.

    Obrigado por ser um leitor do nosso Canal.

    A.A.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Peão Sonhador! Bem Vindo! Obrigado Pela Leitura.

      Excluir
    2. gostei da dica agiota amador
      tmj.
      quero receber um pouco do seu conhecimento porque eu preciso aprender mais de como trabalha com empréstimos de forma profissional .
      meu zap é. 980304894

      um frt abraço amigo.

      Excluir