domingo, 15 de novembro de 2020

Vixe, ele investe em oibr3!

 Conversava com um amigo estes dias, e falávamos sobre IPTV e a dificuldade que é explicar para um cliente que VELOCIDADE de internet é diferente de ESTABILIDADE DE SINAL.

 

Agora as operadoras de TV a cabo também podem comercializar seus canais via IPTV. Oportunidade?

O assunto foi virando, e quando nos demos conta, estávamos falando de operadoras de celulares.

 

Nisso, ele comentando que com apenas R$15 mensais tem internet livre e ligações ilimitadas de um plano da OI.

A queridinha dos Traders.

 

Eu comentei que usava um no mesmo valor, só que ligações ilimitadas apenas para outro CLARO, e que minha internet é de só 2 Gigas. Como eu uso os dados só para ouvir SPOTIFY enquanto faço bike, que dá tranquilo.

Nisso, ele comentou algo mais ou menos assim ->

- “Nossa cara, você acredita que fulano, meu ex patrão, tem ações da Oi?”
- Legal, apensar de ser um Turn arround. Mas como você ficou sabendo disso?

-“Comentei com ele do meu plano de celular, e ele disse ‘Isso mesmo, comprem chip da OI’ e eu perguntei pq, ele disse ‘Eu tenho ações da OI’. Vixe”

 

Intrigado, perguntei: - Vixe por quê?

-“Uai cara, não sabia que ele tinha tanto dinheiro, ter até ações”

Nisso eu expliquei que ações da OI são menos de R$3, que qualquer um pode comprar... Mas a pessoa me olhava como se eu falasse de FÍSICA QUANTICA.

 

Apesar de nos últimos meses termos batido recordes na bolsa, a maioria das pessoas ainda vê o mercado acionário como uma coisa de elite, onde apenas ricos podem entrar e se dar bem.

Vou tentar ensinar algo a ele antes de dizer que eu invisto tem 7 meses, e que não é nada demais.

Temos um LONGO trabalho na Educação Financeira (de verdade) deste país.

Você já passou por algo assim? Conte nos comentários!

10 comentários:

  1. Infelizmente acho que tentar passar educação financeira para ele e ensinar como investir será provavelmente muito difícil para não dizer uma perda de tempo.

    A maioria das pessoas não tem interesse nenhum em investimento sério como bolsa de valores, quando você mostra que é preciso paciência e visão de longo prazo normalmente é retrucado com "só se vive o hoje", "do que adianta guardar, posso morrer amanhã".

    O problema nosso de educação financeira é sério e acredito que seja cultural do Brasil.

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PI, tudo bom?

      Realmente, comentei com uma amiga que pouco depois de ter começado, que tinha recebido R$17 em dividendos, todo animado.

      Ela perguntou "-Quanto dinheiro você tem investido nisso?"

      -R$XK.

      "- E compensa? Não é melhor revender algo?"

      Sabe, eu já trabalho com vendas, mas como o mundo anda muito dinâmico, é bom que parte de sua renda venha de empresas que tem gente trabalhando para torna-la mais lucrativa a cada dia.

      O Imediatismo latino somado ao "Só se vive uma vez" propagado pelas empresas que querem seu dinheiro só piora as coisas.

      Mas sigamos em frente, fazendo nosso melhor.

      Excluir
  2. Olá, Jovem! Passei e irei passar, tenho a certeza disso...Belo post!

    E como já dito pelo PI, educação financeiro é um problema cultural e de longa data aqui no br, uma parte boa a se considerar é que temos muito a ensinar a quem quer aprender sobre, muito a aprender ao ensinar e muito a se aproveitar dessa ineficiência enraizada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá One, tudo bom?

      Realmente, o imediatismo e a vontade do gigantes tornam isso um problema cultural. Afinal, um povo financeiramente livre não pode ser comprado com facilidade.

      Façamos nossa parte, aportemos e não sejamos esses que serão facilmente comprados.

      Excluir
  3. Já sim, quis tentar fazer a minha irmã investir, falei que dava pra investir em diversas empresas que ela gosta. A primeira coisa que ela falou: "não tenho tempo pra ficar acompanhando isso todo dia", e a segunda foi: "vou perde todo meu investimento nisso".

    O caminho é longo para os educadores viu rsrs

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elá EpI,tudo bom?

      Está vendo como a mentalidade de TRADER está enraizado nas pessoas?

      Ainda mais hoje em dia, que as pessoas estão entrando aos montes no mundo do TRADE.

      Eu mesmo, ao comentar com uma pessoa que estou investindo, já associou ao TRADE.

      Te falo uma coisa, depois do fim desse Auxilio Emergencial, vai ter tanta gente saindo da bolsa...

      Uma boa parte entrou com pensamento de curto prazo.

      Excluir
  4. Boa parte da população é endividada. E acredito que o espanto nem seja ao fato de estar investindo na bolsa, e sim, que sobrou dinheiro para guardar.
    abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá C&P, Tudo bom?

      Eu faço oque ensinam: tento aportar antes de pagar as contas.

      É difícil, mas a gente se adapta.

      Continuemos caminhando.

      Excluir
  5. Olá Jovem Aportador, conheci o seu blog hoje e gostei bastante. Dessa forma, estarei seguindo e adicionarei o link no meu blog caso você permita. Sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr.M., tudo bom?

      Fico feliz de meu conteúdo ter lhe agradado!

      Minha intenção é sempre agregar algo a vida das pessoas ou gerar algum tipo de entretenimento/distração.

      As vezes os poucos comentários passam a impressão de não estar fazendo as coisas direito...

      O comentário de todos me deixam muito feliz, pq o comentário é o "pagamento" do blogueiro!

      Bem vindo a família da Blogosfera Financeira!

      Excluir