sábado, 15 de agosto de 2020

Você olha cotação todo dia?

Olá meus amigos FIREE’s, tudo bem com vocês?

 

Como sabem, comecei a investir durante os CIRCUIT BREAKERS de março, como havia comentado aqui.

Não, não é este Circuit Breaker.😂


Para controlar os aportes, estou usando o site MEUS DIVIDENDOS. Sim, todos falam bem do TRADEMAP, pode ser que migre para ele no futuro, mas por ora, fico no MD mesmo.


Depois de fazer uma compra, me atendei que no lado esquerdo, bem no meio da tela, mostra o quanto seu patrimônio oscilou comparado a seu preço de compra.

E pensei o quanto aquilo é prejudicial ao novo (ou destreinado) investidor.

Eu, por exemplo, estava com R$700  de "ganho".

Mas como vários educadores  financeiros ensinam:

-> Você  só perde  se você vender. E  HOLDER, se a empresa  mantém os fundamentos,  não vende.

Alguns dias depois, fui fazer outra compra, e lá estava o ganho: R$500.

"Meu  Deus, já 'perdi' R$200!!! Vou vender tudo!"


Não. Não foi isso que eu fiz. Só fiz minha  compra, anotei no site e fechei  o HOMEBROKER.

Mas sei o quanto tem vários investidores, ainda mais que só pegaram mercados de alta, (não que eu já tenha experiência com isso, mas pelo menos OUVIR falar sobre esse comportamento e o quanto ele é errado, já vi muitas e muitas vezes.


Então, se você é um novato e  caiu aqui de paraquedas,aprenda isso:

-> Você não vende se o preço cai.

-> Se a empresa continua boa, você aproveita a volatilidade para comprar mais.

->No longo prazo, o mercado é racional. No curto prazo, é animalesco.

-.> Mantenha o controle.

Taí um ótimo exemplo do que não fazer.


Espero que este post tenha sido útil de alguma maneira, nem que seja para distrair a mente um pouco.

Se possível, nos deixe um comentário. Vamos enriquecer o assunto.


8 comentários:

  1. Fiz o cadastro mais ainda não coloquei meus investimentos lá, está nos planos de eu fazer, J.A.! Sua dica está anotada aqui desde que mencionou nos posts passados...

    Bela dica, e viva a volatilidade, ihuurl!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá One, tudo Bom?

      Fico feliz por estar conseguindo ensinar algo!!!

      Siga firme nos aportes!

      Excluir
  2. Boas dicas pros inciantes =)
    Eu sinceramente prefiro o MD do que o TradeMap, acho ele mais organizado e ajuda nos impostos xD

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá E.p.I, tudo bom?

      Confesso que estou com medo dessa parte de impostos, por ser a primeira vez que irei declarar imposto de renda.

      Excluir
    2. Será tranquilo, JA!

      Declarar compras é relativamente fácil, preço de aquisição puro e direto, o que eu acho um pé no saco são as vendas, preço médio e tudo mais... Mas é uma burocracia até legal de se fazer... Pois sabemos que é por uma boa causa futura(FIIIIIREEE, IHUUURL!)

      Abs

      Excluir
    3. Bom One...Como eu já perdi até bolsa em Faculdade por causa de um único dado errado lá no dia de inscrição, vou preferir pagar para alguém mais experiente fazer isso.

      Mesmo pagando, será mais barato e calmo do que se tiver que provar qualquer coisa para a receita.

      Excluir
    4. Sim, faz bem! Assim sobra mais tempo para teu oficio e lazer! Delegue as funções...

      Caso o fizer só chamar a turma aqui da blosfera que ajudamos...

      Abs

      Excluir
    5. Nossa, Obrigado! Vocês já tem experiência também.

      Talvez até mais que alguns contadores.

      Excluir