sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Uma parte do Brasil quer ser socialista. Será?


Olá, Tudo bem com vocês?

Hoje de manhã, enquanto preparava o café, me peguei pensando em algo sobre essa dita “Polaridade” existente no Brasil.

Pais/filhos, Patrões/Funcionários, Liberal/Socialista, Presidente/ex presidente.

Tenho uma opinião, e sendo opinião, não é certo ou errado, já que é apenas meu ponto de vista que não afeta ninguém, mas hoje vou discorrer rapidamente sobre o terceiro ponto: Liberal (Capitalismo) /Socialismo.
Muita gente vê as coisas assim.

Segundo o Dicionário:

CAPITALISMO:
1.    1.
ECONOMIA
Sistema econômico baseado na legitimidade dos bens privados e na irrestrita liberdade de comércio e indústria, com o principal objetivo de adquirir lucro.
2.    2.
ECONOMIA•SOCIOLOGIA
Sistema social em que o capital está em mãos de empresas privadas ou indivíduos que contratam mão de obra em troca de salário.

Até que na parte puramente econômica, não gera discussão. Afinal, todos concordam que suas coisas terem o direito de ser suas, é algo mais do que justo.
A “treta” começa quando vai para o lado da sociologia. Não é culpa da sociologia puramente dita, mas sim do vitimismo que vem acompanhado dela.

“- Ain, poucas pessoas e/ou indústrias malvadas exploram o funcionário, em troca do demoníaco lucro. ” Você deve conhecer alguém assim.

Agora, com vocês:

SOCIALISMO:


1.    1.
POLÍTICA (CIÊNCIA POLÍTICA•IDEOLOGIA)
Doutrina política e econômica que prega a coletivização dos meios de produção e de distribuição, mediante a supressão da propriedade privada e das classes sociais.
2.    2.
POLÍTICA (CIÊNCIA POLÍTICA•IDEOLOGIA)
Sistema político e econômico que põe em prática essa doutrina.

O Socialismo já prega que toda a produção seja dividida igualmente entre todos, para que não existam classes sociais. Todos seriam iguais.

Só que estamos falando de seres humanos, não de anjos. O homem é, por evolução, preguiçoso. Nosso cérebro é feito para nos fazer economizar o máximo de energia possível, já que ele ainda não entendeu que aquela época onde se caçava para comer ficou no passado para a maioria da humanidade.

Como demostrado no vídeo acima o ser humano é motivado por interesse/desejo de suprir as próprias necessidades ou de sua família.

Se eu me dedicar ou não, o resultado for o mesmo, provavelmente, mais cedo ou mais tarde, eu farei corpo mole. Se dúvida, veja a velocidade de trabalho de quem colhe café manualmente recebendo por “balaio” ou por dia. A produção no mínimo dobra.

Sendo assim, se todos forem iguais, e receberem o mesmo por seus esforços, a produção irá cair no MINIMO, 50%. Isso se não tiver um cara MUITO RUIM de trabalho na turma, porque daí ele será o balizador.

“-Ain, você fala isso porque tem casa e renda para se manter. Os mais necessitados precisam e QUEREM o socialismo. ”

Será mesmo?

Acho que em teoria ninguém é mais necessitado do que um mendigo, certo?
Então usarei um como exemplo.

As pessoas acreditam que querem o socialismo, que tudo será melhor do que nesse capitalismo selvagem, porque olham apenas para cima.

“-Nossa, olha todas essas pessoas mais ricas que eu. Imagine todos eles tendo que dividir suas riquezas comigo. Uau. ”

Porém, se esquecem de olhar para baixo. O tanto de pessoas que tem menos que você. “-Ain, mas eu tenho tão pouco. ” – Acredite, você tem mais que MUITA gente.

Não sei na cidade de vocês, mas aqui, existe um local (uma mansão para falar verdade) onde os moradores de rua podem ir comer, tomar banho, dormir.... Até fazem vista grossa para maconha para não incomodar os pobres coitados.

Aí, um morador de rua desses, está lá pedindo dinheiro para comprar sua droguinha comer, e ao invés de dinheiro, ele ganha um marmitex.

Por mais estranho que pareça, apesar da “fome”, ele decide não comer e levar para o amigo da biqueira, para ver se ele não quer ficar com o marmitex. Em troca de um “agrado”, é claro.

Daí, uma pessoa, pode ser um trabalhador, esqueceu a carteira em casa e está com fome. Ele até tem condições de comprar comida na maioria dos casos, mas não hoje, afinal, está sem carteira e logicamente sem dinheiro. Naquele momento, alguém que precisa mais do marmitex do que o morador de rua.

O Morador de rua acharia ótimo se um policial te parasse e falasse para você dividir seu dinheiro com ele, mas duvido que seria tão amistoso se fosse ELE o obrigado a dividir o marmitex que garantiria seu cigarrinho do capiroto.

A marmita é grande, dá para os dois comerem e ficar satisfeitos, porém, é provável que o mendigo diria: “mas eu ganhei essa marmita, ela é minha por direito! Não podem me obrigar a dividir se eu não quero”.

-Ué, mas você não é a favor que outras pessoas, que conquistaram seu dinheiro trabalhando, enquanto você estava quieto, dividam com você?

A lição que fica é bem clara. As pessoas só querem ser socialistas por inveja de quem tem mais do que elas, só que não concordam em dividir o seu com outras pessoas.

Se você quer ser socialista, lembre-se: Sempre tem alguém que tem menos que você.

E essa foi a reflexão de hoje amigos.
Qual sua opinião sobre o assunto?  Compartilhe conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário