domingo, 28 de abril de 2019

Nunca Gaste tudo que Ganha: exemplo prático


Provavelmente você já ouviu a frase acima de seus pais, avós, tios, mentores.... Muitos a repetem como um mantra, mas será que REALMENTE agem do modo que falam?


Hoje, narrarei uma conversa com um cliente de empréstimo, Rapaz jovem, de boa família, que manteve suas contas em dia, o tempo que deu.


São uma família de classe média baixa, apesar de não viverem como tal.
Eu dou muito valor a minha casa, gosto das minhas coisas novas, bonitas, minha casa sempre arrumada. Tenho minhas obrigações aqui: toda a manutenção da casa, fora comida, é minha responsabilidade. E somos uma família pequena.


Este rapaz, na casa dele são 8 pessoas. Cinco trabalham. Comem de forma simplista em casa não porque querem, mas por que não ajudam o patriarca em casa com nada. O Pai põe a comida em casa, todos comem, tomam banho, gastam luz. E só ele paga. Ao invés de cada um ficar responsável por uma coisa, melhorando o padrão de vida da família como um todo, não. Preferem a frugalidade forçada dentro de casa e a ostentação na rua.


Rapaz centrado, sem vícios. Recebia um salário de 2K. Mantinha suas contas em dia (o Valor que lhe emprestei, foi para uma emergência médica), saia com a namorada, pagava o carro. Tudo indo bem.


Mas ele perdeu o emprego, e rapidamente se recolocou. Mas com um salário R$500 menor.
Me procurou para explicar o momento, e perguntou se eu sabia de alguma fonte de renda EXTRA, para ele conseguir honrar os compromissos e viver no padrão de antes. Talvez por influência do nosso amigo MESTRE DOS CENTAVOS, indiquei trabalhar com UBER.


Para quem mora nas grandes cidades, 2K de salário é pouco. Mas estamos em uma cidade de médio porte, 350K de habitantes, que tem mais cara de cidade pequena. 2K aqui, solteiro, dá para viver e ainda poupar.
Porém, ele é do tipo de pessoa que acha que mais dinheiro irá resolver o problema. Isso é um tremendo engano. Se fosse assim, pessoas com salários de 10, 15, 25K nunca se endividariam. E não é que vemos.


Mais dinheiro para uma mente despreparada, só vai trazer mais consumo. Ao invés de te tirar da corrida de ratos, vai te jogar cada vez mais fundo.


Quem está na blogosfera financeira, com certeza já sabe (ou deveria) e pratica isso. Meu texto não é para ensinar vocês. Vocês já fazem parte daquela galera que se afastou da multidão.
Agora, se você é alguém novo por aqui, que procura conhecimentos, mesmo que básicos, preste atenção nessas palavras:


SEMPRE POUPE UMA PARTE DE TUDO QUE GANHA, ASSIM QUE RECEBER SEU SALÁRIO OU RENDIMENTO. Antes de pagar as contas, separe uma parte para você (20%) e viva com o restante. É possível.


FAÇA UMA RESERVA DE EMERGÊNCIAS. Os Educadores financeiros indicam de 6 meses a 1 ano. Eu sei que é difícil. Então tente fazer pelo menos uma reserva que pague 3 meses de suas contas INDISPENSÁVEIS. (Bar com os amigos, durante uma tempestade, é, sim, dispensável.)


TENHA MAIS DE UMA FONTE DE RENDA. Tenha sua ocupação principal, faça Uber, Revenda produtos, faça bicos. Mas não dependa só de uma fonte de renda. Ou as chances de acontecer algo igual aconteceu com meu cliente são enormes.


Era isso que tinha para compartilhar com vocês hoje amigos, até a próxima.

4 comentários:

  1. Perfeito amigo! Hoje em mim já está enraizado essa prática, cai dinheiro na minha conta, primeira coisa que faço é tirar a minha parte para fujir da corrida dos ratos! Eu sou meu principal devedor.

    E sim, ter mais dinheiro nunca é a solução principal, apenas a mais aparente. Se ganhar 2k não faz a pessoa poupar 100 reais, ganhando 2,5 ou 3k, não vai mudar muita coisa não. Vai dar um jeito de subir seu estilo de vida e consumir aquele aumento, e com aquele aumento obterá o crédito maior na praça...se duvidar ainda começa a contrair dividas bobas com o cartão de crédito e vai fazendo a bola de neve do mal.

    Outra coisa que me chamou a atenção foi a verificação dessa frugalidade total dentro de casa, mas a ostentação fora dela. Vejo muito isso onde moro também. Pessoas com roupas valendo mais de 2k, carros de 50k, postando no insta comidas de restaurantes caros e suas casas caindo aos pedaços, mato no jardim maior que o muro...sei lá, um desleixo com o lar, mas fora de casa parece um rei!

    Abraços Parceiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo Semador!

      Penso assim também. Precisamos nos pagar primeiro, e ter uma casa que nos dê paz e satisfação. Afinal, ficar em casa e fazer alguma coisa SEMPRE é mais barato do que qualquer saidinha na rua.

      Excluir
  2. Bacana. A maioria é educada para gastar tudo que ganha e viver uma vida de aparências, isso aliado a uma cultura do consumismo e imediatismo são receita para continuar na corrida dos ratos e nunca sair dela. Ter sua reserva é fundamental, a tranquilidade que isso proporciona é muito boa.

    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jhonny, seja bem vindo!

      Exatamente cara. E outro detalhe, é que quando você conversa com as pessoas sobre o Porque é ruim gastar tudo, elas olham JUSTAMENTE para os seus gastos ou passivos para decidir se você é bem sucedido e se oque diz merece ser ouvido.

      Isso é meio frustrante as vezes.

      Excluir