sexta-feira, 16 de novembro de 2018

O Peso da Alavancagem


Olá amigos de atitude milionária, tudo bom?

Nestes dias corridos, confesso que não ando escrevendo muito, e lendo os blogs amigos menos ainda.

Mês passado foi uma correria boa, por conta de mais pedidos. Porém, este mês, infelizmente, a realidade é outra.

Lembram que comentei que estava sem uma máquina? Pois bem...Ela continua estragada. Não conseguem achar o defeito dela. E para piorar, outra também parou. Estou com menos pedidos, afinal tem clientes que não querem um produto mal finalizado, logo, menos pedidos, menos fluxo, menos caixa.

Mas como tragédia pouca é bobagem e a vida gosta de subir o nível de dificuldade em alguns momentos (ou eu que fui negligente mesmo), estou receoso com as contas do Mês.

Explico: Compro meus insumos com prazo de 30 dias, então já houve vezes de emprestar para alguém,  comprar, receber o principal mais juros e pagar o cheque. E funcionou legal.

Só que neste Mês, não sei se devido aos ânimos do fim das eleições e início de um novo governo, dois empréstimos que deveria receber uma parcela de 50% do valor emprestado mais juros, me ligaram e pediram para eu cobrar apenas os juros, e jogar o principal para a próxima parcela.
Seria ótimo, se não estivesse sem equipamentos, com poucos pedidos, e tendo cheques para cobrir.
 
Errou agora aguenta!


Mesmo essa minha mínima alavancagem, cobrou seu preço.
Sendo assim, a dica de hoje é: NUNCA SE ENDIVIDE. Sempre compre o que pode pagar com tranqüilidade.
Mas  alavancagem é uma dívida?

Sim. É algo que VOCÊ, e apenas VOCÊ terá de pagar. Independente de qualquer coisa.
Aproveitem de mais essa canelada amadora, absorvam o conhecimento, e aprendam com meus erros, será mais barato e menos estressante para vocês.

Abraços amigos, bom feriado e nos vemos no fechamento de novembro.

8 comentários:

  1. É Agiota... não é mole não. O problema de operar alavancado é este. Porém isso deveria estar incluído nas suas próximas margens (se não estiver). Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai estar. Foi um erro semelhante, em escala microscópica, ao erro que levou a crise subprime. Qual era a chance da MAIORIA das pessoas começar a dar cano nas Hipotecas? Mas aconteceu.

      Qual é a chance de 6 ou 7K em recebimentos integrais decidirem pagar apenas Juros?

      Mas aconteceu.

      Excluir
  2. Dificil.... mas sempre fica o aprendizado.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Que você dê a volta por cima agiota, é vivendo e aprendendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Peão, Tudo bom?

      É verdade. Vivendo e aprendendo.

      Aliás, estou MUITO atrasado com a atualização do Blog. Preciso terminar o Artigo de atualização de novembro.

      Excluir