sábado, 14 de julho de 2018

O Melhor hábito para Enriquecer


Olá Amigo de Atitude Milionária, Tudo bom?

Quando eu era criança, nos anos 2000, tive meu primeiro contato com a Internet. Fiquei maravilhado com aquele mundo.
Este era o WhatsAPP da época.

Na escola, tinha uma professora de história que, para manter a turma concentrada, fazia cada 1 ler um pedaço do texto que estavamos estudando, e caso ela notasse que alguém estava conversando, pedia para esse aluno continuar de onde o outro tinha parado. Como este estava distraído com qualquer outra coisa, não fazia idéia de onde estávamos. Pau nele.


Ela tinha uma cara MUITO parecida com essa.

Durante essas leituras, ficava incomodado com aqueles que liam parecendo CD arranhado: “O-o-Im-p-p-er-r-ra-a-a-a-dor P-p-p-pro-pro-pro-Cla-cla-clam-mo-mo-o-o-u a-a-a-a L-l-le-e-ei...”

Então quanto tive aquele contato com a internet, quando enquanto fazia um curso de Informática (sim caro amigo mais jovem, aprendiamos a usar a internet em cursos, não fuçando no Celular) fiquei imaginando o quando o mundo seria um lugar de leitura melhor quando aquela tecnologia se popularizasse, afinal, na época, a Internet era basicamente textos.


Eu sempre gostei de ler, Gibis, revistas, livros... Era meu passatempo favorito. Mas sempre fui meio chato com esse negócio de de falarem oque deveria ler. Tinha discussões com a professora de LITERATURA por que ela queria que eu lesse determinado livro, mas eu insistia pra ela trocar por outro do meu interesse. Normalmente maior e mais complexo do que o qual ela exigia, mas estes que me interessavam era normalmente ficcão estrangeira, e não os clássicos Dom Casmurro ou O Escaravelho do Diabo. Bom, o escaravelho eu li...Rsrs.



Fala sério...Você com 10 anos, qual iria querer Ler?


Nisso os anos foram passando, a Internet evoluindo, trabalhei com ela por algum tempo...Até chegarmos onde estamos hoje. As pessoas ficam com a cabeça abaixada olhando para uma tela o dia todo, ouvindo áudios, assistindo vídeos e também lendo. Mas não uma leitura de qualidade. Lendo sobre a vida alheia por alguém tão analfabeto funcional quanto ele.


“Estudar gera os melhores Juros”. Frase já clichê no mundo das finanças. Mas, como ouvi do THIAGO NIGRO, o famoso PRIMO RICO, se algo é clichê é por que funciona.
Além do conhecimento que você pode adquirir enquanto lê/estuda(são coisas diferentes) ainda há outro ponto que nós nunca levamos em consideração:

- A Econômia que estamos fazendo por ter como lazer alguns momentos a leitura.
Pense comigo: Ao invés de estar lendo, você poderia estar em Bares com amigos bebendo, em Shoppings comprando coisas que não precisa, em lanchonetes destruindo sua cintura comendo algo que nem vontade estava de comer. Enquanto Lê, você adquire conhecimento, vocabulário, Concentração e Foco. Mantém a carteira mais gordinha e a cintura mais magra. E ainda evita perder a CNH.
O THIAGO NIGRO, Primo Rico e JULIA MENDONÇA, dois ótimos educadores financeiros que você deveria seguir no YOUTUBE.

Não estou demonizando as outras formas de lazer, sou um grande fã de equilíbrio, acho que devemos fazer tudo, mas com moderação. Gosto de uma Cervejinha com os amigos, mas não 4 vezes por semana, igual eles se encontram.

Estar aqui na Blogosfera já é um grande indício que você gosta de ler. Que está no caminho certo. Mas caso não goste muito, vai aqui algumas dicas:

·         Evite ler deitado – Ler deitado vai facilitar muito você pegar no sono. E caso esteja lendo algo importante, vai dificultar a compreensão do texto.

·         Não tente ler depois de refeições pesadas – Leva ao sono, e acarreta os mesmos problemas já citados.
]
·         Pode ser GIBIS, mas tente ler todos os dias – mesmo que oque está lendo não seja algo que agregue no longo prazo, no curto prazo vai criar o hábito da leitura. Disso você vai evoluindo gradativamente.

Conheço pessoas que enriqueceram de várias formas, e se tem algo que todas tem em comum é o hábito da leitura. Faça deste um hábito seu também.

Link dos Canais dos YOUTUBERS citados:


2 comentários:

  1. ótimo post Agiota amador , acredito ser um dos seus melhor aqui do blog.

    Eu comecei a criar o hábitos da leitura a alguns meses e já senti diferenças boas em discussões e debates. Antigamente gaguejava bastante quando ia explicar algo complexo para alguém , hoje consigo contar deboa.

    Também gostava de ler da infância , cheguei a ter 70 gibis guardados e lia os livros de geografia e história.

    Enfim , gostei da dica do Evitar ler sentado' , acredito que esse possa estar sendo meu atual problema.. começo a ler e com 5 minutos ja estou bocejando e leio na cama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Pelo Elogio FdC, fico muito feliz.

      Ainda mais que recentemente, tenho observado a repercussão de meus Posts, e vejo, baseado na quantidade de comentários, que meu conteúdo ainda é muito irrelevante.

      Este mal de bocejar lendo deitado, passei muito por isso.

      E é uma dica simples que acredito que possa acrescentar vida das pessoas.

      Excluir