quinta-feira, 4 de maio de 2023

Saqueio o pão, compartilho as migalhas

 Fala pessoal, bom dia para todos!


    Bom, recentemente o presidente do Brasil garantiu para o ano de 2024 isenção do imposto de renda para rendimentos mensais até R$ 5000.

   Em contrapartida, investimentos no exterior com  rendimentos até R$6.000 isento e de R$6.000 a R$50.000, 15%. Acima disso, 22.5%.

   Confesso que eu fico na dúvida do que isso significa porque rendimentos quer dizer então que meus investimentos no exterior teriam que pagar dividendos na casa de 6 mil por ano para eu ser tributado ou eu posso mandar só 6 mil reais para o exterior?

    Acredito que seja a segunda opção se eu mandar mais de R$ 6.000 para o exterior vou ter que pagar a paulada de 15% para o estado e pensando como político foi uma atitude inteligente porque agrada a maioria das pessoas, já que a maioria do Brasil se eu não me engano, os dados são o que mais de 60% da população ganham um salário mínimo o que leva a média brasileira para R$2.830 são exatamente os mega salários.

    Se você isenta quem ganha até R$5.000 em detrimento de quem investe fora você agradará uma parcela grande da população, Prejudicando quem procura melhoras.
     - “Bom jovem mas a pessoa que investe tá com dinheiro sobrando.” Não necessariamente.
   O que aliás foi exatamente isso que eu ouvi nesse dia do trabalhado,  1° de maio, numa conversa em que eu ainda não sabia dessa isenção para o ano que vem de R$ 5.000.

   Um Grupo estava comentando isso em uma reunião familiar.

   Pensei nossa que legal eu não sabia mas vai ajudar bastante.

   Só que claro né, o Estado tem fome se ele tá te dando migalhas com a mão esquerda a mão direita tá catando o pão inteiro e te dá exatamente  o que sobrar,  justamente aquelas migalhinhas que caíram.

   Então agora investimentos no exterior serão taxados.
   Eu escutei exatamente isso de umas participantes “Ah tá certo se vai tirar tem que tirar de quem tem”, aí eu comentei mas R$ 6000 ou  acima de R$ 6000 é muito dinheiro?

A pessoa em questão trabalha na área da saúde, deve fazer entre R$6.000 e R$10.000 ao mês.


  Ou seja, a pessoa tem uma renda superior a maioria dos brasileiros, mas como só investe em poupança e previdência privada (já está de bom tamanho, a maioria nem isso faz) acha que quem investe em outras coisas, é por que tem dinheiro sobrando.
  
Olha, eu não tenho certeza do valor que faço mensal, mas sei que LÍQUIDO, está abaixo de R$6K.

E tento investir todo mês. É estudo, trabalho e disciplina, e não por que “Está sobrando”.

Oque, aliás, há possibilidades de se tornar bem complicado nos próximos meses.

Mais detalhes no próximo post. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário