quinta-feira, 24 de março de 2022

Binance Brasil

Binance Oficialmente no Brasil. No que isso te afeta?


Bom Dia Amigo Investidor! Como você está?

Bom, recentemente, o CZ, CEO da Binance veio ao Brasil, e irá abrir um escritório aqui, para ficar dentro das normas vigentes.
    O resultado é que toda e qualquer movimentação feita na Binance será reportada a Receita Federal (chamaremos apenas de RF na continuação do texto.)
    E isso, em minha opinião, gerará uma enxurrada de problemas. Cito alguns:

1°. Os auditores da receita não entendem de Cripto ativos, então o número de pessoas na malha fica aumentará drasticamente.


2°. Na lei de Cripto ativos, a atividade de MINERAÇÃO é considera como “custo zero”.

Ou seja, se você vem acumulando ETH desde 2018, TODO O VALOR DELE entra como lucro.
   Ou seja, o valor das GPUs, a eletricidade, Manutenção, sistema de resfriamento, enfim, TUDO é descartado, e o valor da venda, é considerado 100% Lucro. Então o papai Estado vai ficar com 35% da fatia da sua receita bruta.
   Tão justo quanto agradecer o ladrão por ter “só” te roubado mas não ter dado uma coronhada.

 

3°. Provavelmente a RF não aceitará a volatilidade CONTRA você.

     Imagine que você tenha qualquer cripto ativo na carteira, seja moeda minável, seja moeda comprada com BRL (nome do Real Brasileiro no mundo Cripto) ou GameCoin (moeda gerada em GamesFIs) que você comprou barato no meio do ano, e justamente no final do ano, entre dos dias 15 e 31/12, ela esteja próximo de sua máxima histórica. Você terá que declarar ela no preço do dia 31/12, como dito na lei.
    Porém como é bem comum no mundo cripto, por algum motivo o preço dela derrete no ano anterior. Aí você vai declarar que vendeu por centavos um ativo que era avaliado a centenas de dólares poucos meses antes.
    Tipo o que aconteceu com a CMINES no 3° ou 4° trimestre. Foi de 800 UST para a casa dos centavos de dólar.
    E ao contrário do mercado de ações, em que o número é reduzido e fica fácil se informar com o que aconteceu com o ativo, no mundo cripto surgem várias moedas todos os dias. Hoje mesmo, já devem estar próximos de 20.000 ativos. (Isso mesmo, VINTE MIL tokens diferentes)
    Dependendo do seu volume financeiro, na minha opinião (espero estar errado) é muito provável que você cairá na malha fina. Boa Sorte para sair dessa.

 

4°. Perde a razão de ser.

    Eu invisto em Cripto Moedas esperando lucro, mas com o passar do tempo, conforme a renda e o patrimônio forem subindo, comprarei BTC (bitcoin) como uma reserva de valor ainda imune a governos, ou seja, será um investimento para tirar o papai estado do meu dinheiro. Deixar na Binance, já está fora de cogitação.

    Aliás, corretora não é carteira. Ela pode fechar e sumir com todos seus ativos. Você não tem as palavras chave da carteira, elas estão em poder da corretora. Então as moedas são dela.
    Se for começar a comprar BTC, crie uma carteira privada, e proteja muito bem suas chaves.
    O Bitcoin foi criado para ser uma alternativa aos governos e suas moedas fiat que inflacionam ao seu bem querer. O governo saber exatamente quanto e onde está seu cripto ativo, tira completamente a lógica da reserva de valor.

Eu, particularmente, irei concentrar a maioria das criptos na MetaMask (Carteira decentralizada) e enviarei apenas os BUSD (stable coin da Binance) que for transformar em BRL para a Binance, a qual irá via PIX para uma conta em banco tradicional brasileiro meu.

Obrigado pela leitura, deixe seu comentário sobre o texto, crítica ou sugestão. Minha intenção é melhorar tanto minha escrita quanto a atratividade do blog, tornando esse canal didático e Divertido.

Até breve!

2 comentários:

  1. Olá, primeiramente gostaria de parabenizar pela postagem. O que tem de gente minerando em casa, vendendo na binance e sacando para sua conta pessoal é sem precedentes.. Somando ainda com o fato de não saber desses lances e nem da necessidade de declarar em alguns casos. Além disso, cuidado com a MetaMask, será que é realmente descentralizada? Dá uma olhadinha que bloquearam acesso para pessoas da venezuela(por engano) e da Russia. Eu só confio em geração de carteira offline + metalwallet+passphrase, além de umas ou outras hardwallets.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mendigo, como você está?

      Realmente, mesmo a MetaMask, tem seus riscos. Até as HardWallets, se não compradas DIRETAMENTE do fabricante, tem seus riscos.

      É um mundo muito novo.

      Cada dia vamos aprendendo mais um pouco.

      Excluir