quarta-feira, 15 de julho de 2020

"Ações? Só acima de R$10K"

Olá meus amigos FIREE’s, tudo bem com vocês?

 

Estes dias me veio a  memória  uma história antiga,  lá em 2004 -  2005,  sobre  como era  difícil para  o  pequeno investir.



  estava eu, com meus menos de 20  anos, e resolvi  investir. Nessa   época, estava com uma Locadora de Games montada, e um movimento legal. Por ser coisa pequena, (4 estações) não rendia um dinheiro grande, mas era o suficiente para pagar as contas e sobrar um pouquinho.

Lendo algumas publicações da época, vi que o  banco mais lucrativo do ano tinha sido o BRADESCO. E eu,  ingenuamente, pensei assim:

->  “Bom, se ele é  o  banco  mais lucrativo  do Brasil, com certeza  meu dinheiro renderá mais lá”.

 

Tá bom, podem rir. Hoje eu vejo o quanto isso foi ridículo. Hoje sabemos que um bom banco para o acionista, é um mau banco para você.

 

Fui até o centro da cidade, numa dessas agências. (A cidade tem outras, mas à época, eu fazia várias coisas no centro, então era uma boa ideia).

 

Chegando na agência, disse que queria investir. Me deram uma senha, e me pediram para esperar nas cadeiras laterais. Achava o máximo aquilo, de não ser atendido nos caixas, onde a grande maioria das pessoas era atendida. (Eu tinha 18, dá um desconto).

 

Chegou minha vez. Tinha lido PAI RICO PAI POBRE a pouco tempo, estava ansioso para colocar meu dinheiro trabalhar para mim.

 

A atendente, ou vendo minha ingenuidade ou por conta da falta de preparo dela, me ofereceu as bombas de sempre:

CDB ou Poupança? Era  isso que lhe ofertavam em 2004-2005.



-> Poupança
“Não moça, quero algo como um Título público.”

-> CDB de 80%
“Como assim? Vai render 80% ano ano”

-   Não, renderá 80% da Selic.
- “80% da Selic? E essa Selic é quanto?”

- 16% Ao ano.

-  “Não tem  nada que rende mais?”

- Posso  conseguir para você  até 95% da Selic, para investimento acima de R$5K.

- “R$5K? Bastante né? E   ações?
- Ações só são indicadas a partir de investimentos de  R$10K.

- “Tá bom moça,  Obrigado”


Quando lembrei dessa história que vi o quanto a educação financeira via Youtube, mesmo que as vezes enviesada, é benéfica para quem quer investir. A menos de 20 anos, nem o básico nos ensinavam.
Ela poderia ter dito que ações eu precisava investir uma quantia que a corretagem não ficasse muito cara  em comparação com o investimento, indicado algum fundo de ações, ou que eu comprasse ações do próprio banco. Mas não. Poupança  e CDB.

 

Deixo aqui meu agradecimento a todos os educadores financeiros, que dia após dia, nos deixam menos ignorantes.

E você, tem alguma história sobre como com um conhecimento um pouco melhor, poderia ter investido melhor ou a mais tempo  hoje?


7 comentários:

  1. Concordo com você.

    Por mais que a maioria dos YouTubers façam isso com algum interesse por trás, é forçoso reconhecer que, hoje, qualquer pessoa, de qualquer idade, com INTERESSE, consegue aprender sobre educação financeira.

    Aí, entra a questão que não é apenas a parte técnica que deve ser ensinada, mas o mais importante, a conduta. Isto é, fugir de qualquer promessa de ganho rápido. Internalizar a ideia de que é possível acumular patrimônio no longo prazo no mercado financeiro, submetendo o mesmo à ação dos juros compostos. Se esta premissa não for ensinada, muitos irão desistir na primeira grande queda, além de falar que bolsa de valores é cassino ou coisa de rico.

    Lamentavelmente, minha primeira experiência na bolsa de valores, há mais de 10 anos atrás, foi ruim. Comprei, pois na época, a mídia mostrava os altos ganhos. Não sabia, à época, o que era uma DRE. Nunca analisei um balanço para decidir adquirir ou não uma empresa. Desperdício de tempo e dinheiro.

    Prova de que agi da pior maneira possível é que praticamente todas ações que comprei lá atrás, eu jamais compraria nos dias de hoje.

    Sucesso!

    Abraço.

    Mente Investidora
    www.menteinvestidora.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá M.I., tudo bom?

      Realmente, a parte psicológica é a mais difícil.

      Porém, hoje em dia, com as facilidades de operar FOREX, as pessoas, antes de quebrarem a cara, não querem mexer com "Longo Prazo".

      Irei lançar no futuro um artigo que exemplifica isso, de uma conversa com meu barbeiro.

      Obrigado por acompanhar meu trabalho e pelo comentário!

      Excluir
  2. Realidade nua e crua, ainda bem que já ficou pro passado

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá E.p.I,tudo bom?

      Realmente, os tempos mudaram.

      Vejamos se mantém assim.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Aconteceu algo parecido comigo, porém eles insistiram para que eu fizesse um titulo de capitalização, para concorrer a um carro, meu dinheiro teria que ficar aplicado 4 anos (Risos não fiz). Um dia desses, fiz uma transferência de um valor muito significativo para o banco Bradesco, e precisei ir na agencia para transferir para a corretora, a gerente queria porque queria que eu fizesse um investimento de CDB e ou capitalização com eles, a unica pergunta que fiz foi: Se você me der de retorno, 1,5% ao mês sobre o capital aplicado, deixo parte do dinheiro com vocês, pois é isso que tenho ganho nos meus investimentos, ela me disse que era muito e encerramos a conversa. Temos que estar sempre vigilantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MJ, tudo bom?

      Realmente, temos de estar vigilantes, pq eles sempre querem nos empurrar essas "Oportunidades".

      O Banco em que minha mãe recebe a pensão, ofereceram para ela um EMPRÉSTIMO CONSIGNADO com taxa de Juros de 10.37% ao mês!!!

      Um empréstimo descontado na fonte, com uma taxa dessas? É ridículo!

      E se você cobra 10% para emprestar para alguém,com todos os riscos de calote, é um monstro.

      Brasil estranho esse.

      Excluir