sábado, 28 de setembro de 2019

Amadurecimento ou Medo?


Quem acompanha o BLOG sabe que já deixei MUITO, mas MUUUUIIIITTTOOOO dinheiro na mesa. Mesmo.

E quem muito toma porrada, ou aprende a revidar ou corre da briga.
Bom, ACHO que aprendi a revidar.


Estava assistindo uma live do JOSÉ KOBORI(link do canal AQUI, onde ele diz que “Em um investimento, primeiro se vê o RISCO, depois o RETORNO”(sic).
O primeiro vídeo de uma ÓTIMA série explicando o dinheiro. Vale a pena assistir.

Apesar de não traduzido nessas palavras, depois dos problemas em perder muito dinheiro, acabei adotando isso sem perceber. Um exemplo é essa breve história que contarei em seguida:

O Trabalho está realmente fraco desde agosto, e infelizmente não melhorou no mês de setembro. Em condições normais, em outubro a coisa já decola e fica ótima até fevereiro, onde pega novamente velocidade de cruzeiro (Não está corrido, mas também não está parado) porém confesso que este ano estou com receio. NUNCA, em 17 anos, vi a cidade assim.

Pois bem, uma cliente do trabalho, dessas que paga mas demora, me pediu R$500.00 emprestados recentemente. Ofereci para passar no cartão, porém a EX dela, que aliás é a dona da loja, estourou o limite do cartão de ambas, e ela não tinha pago. Pensei em pegar uma impressora BROTHER robusta que ela tem de garantia. 

Conversei com um amigo que faz manutenção, e ele disse que é furada. O Fusor é mais caro que a impressora, além de ser difícil de encontrar. Disse que tinha que ver se eu tenho o dinheiro, e se tivesse, hoje à noite eu levaria.

Pois bem, vamos a análise:
1.     A pessoa não cuidou do PRÓPRIO nome, afinal, depois da outra ter sujado, não se deu ao trabalho de limpar.
2.     Quando me devia, tinha semanas que vendia pouco e não pagava, nas que vendia bem, pagava só o combinado. Nem para pagar a mais, já que pulou uma semana (ou mais) sem pagamento.
3.     Risco Binário: ou eu recebo, ou não. Sem garantias.
4.     Se a pessoa já deu trabalho para me pagar antes, por que seria diferente agora?

Já que em um investimento, primeiro se deve ver o RISCO, para depois o RETORNO, então devo deixar meu dinheiro quietinho na minha NUconta, rendendo suas moedinhas diárias, do que colocar tudo a perder em um investimento com risco elevado.

Segundo GERÔNIMO THERM, (link do canal AQUI) as pessoas aprendem ou por repetição ou por grande emoção. No meu caso, fiz muitas repetições erradas até que a grande emoção de perder praticamente TUDO me colocar nos trilhos.
Um excelente PODCAST do Canal!

Você que já me acompanha, qual sua opinião?
Estou mais esperto ou apenas com mais medo?

2 comentários:

  1. Empréstimo não tem juros compostos nem dividendos, normalmente nem garantias, pensando nisso acho melhor você estudar outros métodos de obter renda no momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tiagynho, bom dia, tudo bom?

      Ótimo comentário!

      Bom, vamos lá:

      1) Sim, não é um meio que poderei usar a vida toda, chegará uma hora que o montante arriscado será grande demais pelo risco, mas no início, DESDE QUE pegue alguma garantia, pode servir para acelerar um pouco. Mas claro, é arriscado.

      2) DIVIDENDOS você está certo. Não tem.

      3) Já JUROS COMPOSTOS, pode ser que sim. No momento meu trabalho está meio parado, estou produzindo bem abaixo da capacidade, então não estou fazendo novos aportes, PORÉM, os juros que recebo estão mantendo minhas contas em dia.

      Não é o indicado, mas está sendo de uma grande ajuda.

      Respondendo a questão, SE você conseguir pegar o que receber de um, deixar em um investimento seguro até poder emprestar a outro, e for fazendo isso suscetivamente, Sempre salvando o principal e os juros para um próximo empréstimo no futuro, no meu ver, se torna um tipo de juros compostos.

      Obrigado pelo comentário, continue assim!

      É sempre uma honra responder vocês.

      Excluir